Praia Grande avança com investimentos na Saúde no primeiro semestre de 2025

Aumento no agendamento de consultas e exames, atendimento aos autistas e nova frota são destaques

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 22/07/2025

Arquivo / Richard Aldrin
Arquivo / Richard Aldrin

Praia Grande tem vivido muitas transformações na Saúde em 2025, com investimentos em diversas áreas, visando o aprimoramento dos serviços para a população. Com o olhar apurado para o orçamento municipal, para garantir o equilíbrio financeiro, a Administração tem fortalecido o setor em busca de garantir o bem-estar e a qualidade de vida do praia-grandense.

 

Exemplo disso são os crescentes investimentos para a ampliação da oferta de consultas de especialidades, exames e procedimentos. Desde abril, o Município incrementou os recursos para essas marcações, gerando mais de 177 mil agendamentos até o mês de junho. Como consequência, muitas vidas impactadas, recebendo o acompanhamento mais ágil dos profissionais de saúde.

 

Nessa Ação Integrada constam encaminhamentos à rede credenciada de serviços de saúde, que estão sendo ampliados desde o começo de abril, além dos atendimentos na rede municipal e nos serviços estaduais de média e alta complexidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), que tem realizados os agendamentos via sistema e entrado em contato com a população para a retirada das guias.

 

Para se ter uma ideia do volume de agendamentos, segundo a Sesap, entre abril e junho foram quase 98 mil relacionados a exames e procedimentos, além de cerca de 80 mil consultas com especialistas que estão agilizando o acompanhamento em saúde de milhares de munícipes. Os meios estão sendo aplicados de forma linear em todas as consultas, exames e procedimentos, com o objetivo de equalizar o máximo possível as demandas.

 

E para seguir intensificando as ações na Saúde, o prefeito Alberto Mourão tem buscado dialogar com os demais entes federativos. Em abril, o Chefe do Executivo foi ao Ministério da Saúde, em Brasília, para pleitear recursos federais para a saúde de Praia Grande e também da Baixada Santista. No âmbito estadual, o Município obteve o aporte de R$ 5 milhões, anunciados em junho pelo Governo do Estado. Esse recurso tem como destino justamente a realização de consultas, exames e procedimentos, agilizando ainda mais o atendimento junto à população.

 

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, explica que o começo da gestão é dedicado a aspectos de planejamento e organização, mas que diversas ações estão sendo postas em prática para o aprimoramento da assistência. “Estamos em uma fase de reorganização orçamentária, redefinição de fluxo, otimização de processos para a implementação de novas ações estratégicas. Este semestre foi dedicado a um planejamento efetivo com o foco principal em economicidade e na organização para a melhor eficiência dos processos de cuidado. E mesmo nesse curto tempo, promovemos avanços importantes em diversas áreas que tem impactado positivamente o sistema municipal de saúde, seguindo na busca incansável de novas possibilidades para atender a comunidade”.

 

Olhar Atento – Um dos destaques do primeiro semestre é o Olhar Atento, programa que visa aprimorar a identificação, diagnóstico e terapias às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Seu objetivo central é estruturar, organizar e qualificar a linha de cuidado para o diagnóstico precoce do TEA. Para isso, a Sesap vai reduzir o tempo de espera para consultas e diagnósticos; fortalecer a Atenção Primária e capacitar profissionais; rever os fluxos de atendimento e acompanhamento; promover a integração de ações de saúde, educação e assistência social; oferecer intervenções precoces e personalizadas para os pacientes; e monitorar e ajustar constantemente as ações do programa.

 

Os profissionais de saúde estão sendo capacitados sobre as mudanças no atendimento, além de serem apresentados ao novo fluxo, que tem a Unidade de Saúde da Família (Usafa) o ponto de partida e o gerenciador do cuidado do paciente e de sua família. Os pedagogos comunitários da Secretaria de Educação (Seduc) também foram alvo de orientação pela Sesap para qualificar a identificação de suspeita de TEA no ambiente escolar e padronizar os documentos e encaminhamentos para incluir mais informações para auxiliar no diagnóstico. Os novos protocolos e fluxos dentro do sistema de informação municipal Saudetech também estão sendo reorganizados para agilizar o percurso desses pacientes, já permitindo o funcionamento do programa na rede.

 

Frota renovada – Praia Grande recebeu um reforço expressivo com a chegada de 17 novas ambulâncias em março. Desse total, 14 foram adquiridas pelo Município e três foram cedidas pelo Ministério da Saúde. São nove novas ambulâncias que compõem a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e oito novas Unidades de Transporte de Saúde (UTS).

 

Com as aquisições, o SAMU de Praia Grande conta hoje com uma frota totalmente renovada, composta por 11 ambulâncias e uma motolância, além de 5 veículos de reserva técnica. Todos são equipados com kit contendo desfibrilador externo automático (DEA), oxímetro e aspirador portátil. Um dos destaques é a Unidade de Suporte Avançado (USA) com UTI Neonatal. O equipamento vai ampliar e dar mais qualidade à assistência dos bebês recém-nascidos que necessitarem de transporte de urgência e emergência. Já a frota de Unidades de Transporte de Saúde (UTS) foi completamente renovada e ampliada. Até então, eram 5 veículos que faziam o transporte de pacientes entre unidades de saúde. Com a nova aquisição, o serviço passou a contar com oito unidades.

 

Em abril, a Prefeitura adquiriu um novo veículo para o Programa Consultório na Rua (Conar), que atende pessoas em situação de rua. Com o acréscimo, o serviço passa a poder ofertar duas unidades móveis para atuar em todo o território. O novo carro é mais moderno e compacto, permitindo acessar ainda mais áreas do Município. O projeto para a elaboração da unidade móvel seguiu todas as recomendações técnicas da equipe do Conar que atua no dia a dia na rua, melhorando as condições de quem presta assistência a quem mais precisa.

 

Obras – Como parte dos investimentos estão as obras que estão em ritmo acelerado e deverão aprimorar ainda mais os serviços de saúde pública no Município. É o caso do Complexo da Saúde Aviação, que avançou neste primeiro semestre. O local irá abrigar a nova Unidade de Saúde da Família (Usafa) Aviação, que substituirá a atual, além de uma Academia da Saúde ampliada, o novo Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

 

Outra obra importantíssima que vai ampliar a oferta de serviços é a nova Nefro-PG (Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande), que está sendo construída no Bairro Guilhermina. O projeto da unidade foi elaborado levando em conta modernas soluções e conceitos para propiciar o maior conforto possível e atendimento humanizado para os pacientes que utilizam o serviço.

 

Há também a Usafa Xixová, no Canto do Forte, que reforçará a rede de Atenção Primária da Cidade, melhorando, inclusive, o fluxo de atendimento da Usafa Forte, no mesmo bairro. Além da Academia da Saúde Ribeirópolis, que será destinada a oferecer atividades físicas para pessoas de todas as idades, favorecendo a qualidade de vida e o bem-estar do corpo e da mente e evitando doenças e combatendo o sedentarismo.

 

Urgência e Emergência – A rede de Urgência e Emergência ganhou melhorias recentes importantes. Praia Grande é a única cidade da Baixada Santista a oferecer o marca-passo transvenoso temporário, fundamental para salvar vidas, em todas as suas unidades externas de pronto-atendimento. O Hospital Municipal Irmã Dulce, o Pronto-Socorro Central e as UPAs Quietude e Samambaia, estão oferecendo o aparelho e o serviço para atender aos pacientes que chegam a essas unidades com problemas cardiovasculares agudos que ainda não podem colocar um marca-passo definitivo.

 

Além disso, o Município organizou um fluxo específico para o atendimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). O PS Central e as UPAs estão capacitados para atender rapidamente o paciente com episódio cardíaco e, se necessário, encaminhar para o Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, serviço de referência regional determinado pelo Governo do Estado para a realização do cateterismo de urgência em casos de paciente com IAM. No PS Central e na UPA Samambaia há um incremento com a possibilidade de um atendimento por telemedicina. O exame é enviado pelo computador do aparelho para uma equipe de cardiologistas em São Paulo que faz a análise, emite o laudo e está de prontidão para discutir o caso com a equipe in loco, se necessário. No PS Central o exame é enviado a uma equipe do HCor, enquanto na UPA Samambaia, o eletrocardiograma é avaliado por uma equipe do Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Serviço semelhante está em funcionamento para o atendimento de pacientes com sintomas que possam indicar Acidente Vascular Cerebral (AVC). Há um protocolo recentemente definido para o atendimento desses casos, com priorização para a assistência a esse público e encaminhamento para o PS Central para a realização de tomografia para identificar se o AVC é ou não hemorrágico. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada ao Hospital Irmã Dulce. Caso contrário, o paciente recebe o tratamento terapêutico mais adequado conforme avaliação médica. Outro diferencial nesse protocolo é a possibilidade de um neurologista avaliar essa tomografia remotamente, também por via da telemedicina, auxiliando na qualificação do diagnóstico e na tomada de decisão da equipe in loco.

 

Outra novidade foi a reorganização do fluxo de atendimento da UPA Quietude. Foi colocado um totem na recepção para direcionar o paciente de forma mais ágil, além da ampliação de uma sala de enfermagem para a classificação de risco. Também foram ajustadas as escalas médicas para manter a equipe sempre completa, reduzindo as filas nos corredores e dinamizando todo o percurso do paciente pela unidade.

 

Vacinação – O Município tem alcançado resultados históricos na vacinação. A Cidade superou em 2025 a ampla maioria das metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Governo Federal. A Sesap promoveu melhorias nos sistemas de informação, integrando a ferramenta municipal Saudetech à plataforma do Ministério da Saúde. Além disso, os agentes comunitários de saúde efetuaram busca ativa junto à comunidade. Dentro das unidades o acesso à vacinação foi ampliado, com trabalho de conscientização nas salas de espera, além de divulgação nas redes sociais, site da Prefeitura e junto aos veículos de comunicação. Com essas ações, praticamente todos os índices dos imunizantes destinados a crianças menores de um ano estão iguais ou maiores que a meta indicada, conforme dados do painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde.

 

NIS – Parte das melhorias nos sistemas de informação para o incremento da vacinação foi desenvolvida pelo Núcleo de Informação em Saúde (NIS), um centro de dados e informações sobre saúde implantado em 2025. O núcleo tem desenvolvido ações essenciais para o aprimoramento dos indicadores e a definição e estratégias de saúde.

 

O NIS tem feito a coleta e organização de dados para, entre outras coisas, identificar tendências, como o aumento de uma doença em certa região, e avaliar como o sistema de saúde está funcionando. Também está no escopo a criação de ferramentas digitais para facilitar o acesso à informação. A equipe ainda fornece suporte para que gestores e profissionais de saúde tomem as melhores decisões e planejem ações eficientes. Tudo isso permite aprimorar a assistência e garantir que os recursos da saúde sejam bem utilizados.

 

Saúde na Escola – Com uma série de ações de prevenção e promoção à saúde, a Prefeitura de Praia Grande está levando saúde para os estudantes da rede pública. A medida faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, e ocorre em sete unidades de ensino por meio de uma parceria entre a Sesap e a Secretaria de Educação.

 

As Usafas do território da escola fazem o contato e desenvolvem o planejamento e a programação das ações, definidas conforme o público e suas necessidades. E as atividades contemplam inúmeras iniciativas, como vacinação, orientação em higiene bucal e palestras sobre prevenção às cáries, avaliação ocular, palestras sobre prevenção a doenças, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável, promoção da atividade física etc.

 

Dengue – Praia Grande desenvolveu ações contra a dengue que ajudaram na redução dos casos. A partir da ordem de Serviço 01/2025, foi criada em janeiro a Sala de Situação de Monitoramento das Arboviroses. Com isso, foram feitos encontros intersetoriais para acompanhar o andamento dos casos na Cidade e o cenário epidemiológico no Estado e no País e propor ações estratégicas para o controle do avanço da doença no Município.

 

A Administração Municipal intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os agentes de combate às endemias percorrem os bairros para a realização do bloqueio de criadouros nas residências, além de orientar a população para evitar o surgimento de locais propícios para a criação de larvas do vetor das doenças. Também são visitados pontos estratégicos, casos de cemitério, desmanche de veículos, borracharias e locais de reciclagem de materiais. A nebulização com a bomba costal em áreas de casos confirmados de dengue e nas localidades com suspeita de chikungunya também recebeu atenção, além das campanhas educativas nas unidades de saúde, escolas municipais e equipamentos sociais, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental, tão importantes para a conscientização e prevenção.

 

Alguns bairros que apresentaram maior positividade na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), feita no início do ano, receberam o reforço das ações dos agentes de combate às endemias. Essa intensificação tem produzido ótimos resultados. Na última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em maio, o índice apresentou uma redução e 70% em relação aos dados levantados em janeiro. O índice larvário saiu de 7,3 e alcançou 2,2, muito próximo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Outro dado positivo foi em relação aos casos e óbitos. Entre janeiro e junho de 2025 foram registrados no Município 761 casos de dengue e 2 óbitos confirmados. Em 2024, no mesmo período, ocorreram 2.231 casos e 6 óbitos. Isso mostra uma forte redução em casos e óbitos no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período em 2024.

 

Outras ações – Um acontecimento fundamental para o futuro da Saúde em Praia Grande aconteceu no primeiro semestre deste ano. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, a 11ª Conferência Municipal de Saúde percorreu os bairros e levou a discussão por melhorias do sistema para a população. Tudo culminou com a Plenária Final que debateu 76 propostas, debatidas presencialmente e votadas digitalmente, além da eleição dos representantes do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA-PG) para o biênio 2025/2027.

 

Referência no desenvolvimento de ações de humanização na saúde na Região, Praia Grande recebeu uma reunião ampliada do Grupo de Trabalho de Humanização da Saúde da Baixada Santista. O encontro contou com participação de representantes do Governo do Estado nessa área e reforça os avanços realizados pela Cidade na assistência.

 

Outra ação importante foi a ampliação de procedimentos odontológicos, por meio da realização de uma Ação Integrada de Cirurgia Bucomaxilofacial. Um sábado por mês, desde abril, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Bairro Mirim, abriu as portas para consultas marcadas de maior complexidade. Foram atendidas 60 pessoas, agilizando essa assistência e evitando demanda futura para a especialidade.