Praia Grande capacita profissionais de saúde das Usafas

Mais de 230 servidores da rede de Atenção Primária participaram do treinamento desta semana

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 20/03/2025

Fotos Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Os profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família (Usafas) receberam nesta semana um treinamento importante voltado para a rede de Atenção Primária. A capacitação “Acolher é um Ato de Oportunidade” teve como objetivo organizar os processos e fluxos de trabalho, visando aprimorar o atendimento e proporcionar mais acesso à população aos serviços de saúde básicos.

 

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, e reuniu 233 servidores municipais em três encontros realizados entre a terça (18) e quarta-feira (19) na sala de capacitação da Usafa Noêmia, no Bairro Tupi, e no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Participaram enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e diretores das unidades.

 

A capacitação foi conduzida pela enfermeira Desirée Araújo Dantas, secretária-adjunto de Atenção Básica da Sesap. A servidora baseou sua apresentação na experiência exitosa vivenciada pela profissional quando trabalhou na Usafa Caiçara. Foram abordados aspectos como escuta inicial, classificação de risco, organização de agenda, escala de serviços, tudo para garantir o atendimento dos pacientes que procuram as unidades. “O curso e o relato da ação que desenvolvemos na Usafa servem para despertar nos participantes outras possibilidades para resolver as demandas das unidades, para que eles reflitam e encontrem soluções dentro da sua realidade e possam dar um melhor acolhimento aos pacientes”.

 

A premissa é de que, com uma organização maior dos fluxos da unidade, é possível ampliar o atendimento da população, aprimorando cada vez mais ações de prevenção e promoção à saúde. “A gente não pode perder a oportunidade de atender um paciente que procura a unidade. A partir do momento que eu acolho essa pessoa, escuto a sua demanda e identifico o que ela precisa, não posso perder a oportunidade de resolver outros problemas do paciente. Ou seja, quando faço uma escuta qualificada eu vou além daquela queixa específica, eu vou conversar com ele para ver outras necessidades, dependendo de idade, histórico familiar e outras situações. E nisso a pessoa começa a falar outras coisas que ele nem tinha falado inicialmente. E esse é o trabalho de prevenção e promoção da saúde, que é o coração da Atenção Primária”, afirma Desirée.

 

Usafas – A rede de Atenção Primária de Praia Grande é referência SUS não só na Baixada Santista como em todo o Estado. Atualmente com 31 Usafas e mais de 100 equipes, o Município possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF), um feito alcançado por poucas cidades com o porte como a praia-grandense.

 

A atuação dos profissionais das Usafas é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território. Isso permite solucionar os casos e direcionar aqueles mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade.

 

É na Usafa onde o cidadão inicia seu atendimento na rede municipal. A unidade oferece uma infinidade de serviços, tais como: atendimento médico, de enfermagem, pré-natal e puerpério, puericultura, odontologia, hiperdia, planejamento familiar, visita domiciliar de pacientes acamados, coleta de exame ginecológico (preventivo), coleta de exames laboratoriais, trabalhos de grupo, palestras sobre educação em saúde nas salas de espera, vacinação, curativo, teste de gravidez, farmácia.

 

Todas as Usafas contam com equipe multiprofissional, especializada em Saúde da Família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Um diferencial de Praia Grande está no fato de que as Usafas contam com cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal, oferecendo também atendimento e orientação no tema.

 

Outro destaque está nos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, que atraem profissionais de diversos lugares do Brasil. O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos e conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e dentistas. Desde 2016, já foram formados mais de 240 especialistas na área.

 

A equipe de eMulti (antigo Nasf) também presta um suporte importante aos usuários. São ginecologistas, pediatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas que atuam de maneira conjunta com os médicos e enfermeiros de Saúde da Família, proporcionando um atendimento mais amplo e global dentro do próprio território. O Município possui ainda 11 Academias da Saúde, e outras duas estão em construção. As unidades contam com educador físico que oferece diversas atividades visando a promoção do bem-estar e da saúde da população.

 

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.