Praia Grande concorre ao prêmio Brasil MAIS com uso da tecnologia na contenção de invasões
Trabalho desenvolvido pela Guarda Ambiental está entre os participantes
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 13/05/2025

O uso da tecnologia na contenção de invasões em áreas de Praia Grande está concorrendo ao 1º Prêmio Brasil MAIS, que busca reconhecer histórias de impacto positivo para a sociedade, promovidas por instituições públicas participantes do Programa. Praia Grande foi a primeira cidade da região a aderir ao programa, em 2021, e já é referência neste tipo de atuação.
Monitorando mais de 8,6 milhões de km² do território brasileiro e áreas costeiras marinhas diariamente, o Programa tem sido uma importante ferramenta para combater os crimes ambientais e acompanhar impactos potencializados pelas mudanças climáticas. O resultado acontece nas operações em campo, promovendo maior assertividade e tempestividade aos órgãos de fiscalização ambiental - como em áreas de cobertura vegetal, degradação de florestas, poluição de rios, queimadas, atividades de planejamento urbano, entre outras.
Com a adesão ao programa, a Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) juntamente com a Guarda Costeira, passou a ter acesso a informações georreferenciadas, disponibilizadas por 180 satélites, potencializando o trabalho de monitoramento de áreas da Cidade que já era realizado pelo grupamento.
De acordo com o inspetor-chefe do Sepam (Setor de Proteção Ambiental da GCM) Fábio Barbatano Marques, concorrer ao prêmio é uma oportunidade de apresentar a várias instituições o trabalho que vem sendo realizado em Praia Grande. “Já participamos de outros eventos do programa e tivemos uma ótima receptividade. O trabalho que a Administração Municipal vem realizando nos últimos anos tem sido um diferencial no combate a invasões e outros crimes ambientais”.
Praia Grande está concorrendo na categoria Categoria Geral - Instituições Municipais, com foco em casos e/ou operações realizadas por instituições de segurança pública das esferas federal ou estadual, com o uso da plataforma do Programa Brasil MAIS que contribuíram para promover a segurança pública, incluindo sistemas de monitoramento, fiscalização e controle, prevenção de crimes ambientais, melhoria nos processos de resposta a incidentes, entre outros.
A divulgação dos finalistas será no dia 19 de maio e a premiação irá acontecer durante o Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS 2025, em Brasília, nos dias 10 e 11 de junho.