Olitef: EM Profª Elza de Carvalho recebe equipamentos do laboratório de ciências
Escola municipal está entre as duas do Estado de São Paulo contempladas com sorteio
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 13/05/2025
A participação da EM Profª Elza Oliveira de Carvalho, situada no Bairro Glória, na Olimpíadas do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), continua a trazer resultados positivos para a unidade de ensino. O laboratório de ciência, fruto da premiação em sorteio feito pela Olitef no valor de R$ 100 mil, foi montado na escola municipal. Em todo o Estado de São Paulo, apenas duas instituições de ensino foram contempladas.
Representando o Tesouro Direto, a empresa parceira Instituto Brasil Solidário ficou responsável por fazer a entrega do laboratório de ciências. Uma vez na escola, os equipamentos foram organizados por bancadas de acordo com os assuntos e conteúdos pedagógicos que podem ser trabalhados. Entre os itens recebidos, a unidade de ensino ganhou microscópios, elementos geométricos para aulas de matemática e bonecos com partes do corpo humano.
Em todo o País, 56 escolas foram sorteadas e receberão o prêmio. Cada uma das condecoradas pode escolher entre seis tipos de kits. Além de laboratório de ciências, as demais áreas de atuação eram: esportes, biblioteca, robótica, sala de informática e material para a construção. "Praia Grande servirá como referência, pois foi a primeira a receber o kit. As demais terão a oportunidade de visualizar os itens por intermédio dessa entrega", explicou o gerente de relacionamento do Instituto Brasil Solidário, Jeferson Bezerra.
Para concorrer ao sorteio, o principal critério era que as escolas precisavam ter ao menos um aluno premiado na fase de avaliações da Olitef. A EM Profª Elza Oliveira de Carvalho contou com seis medalhistas: três de bronze para o 9º ano e três medalhas de mérito para alunos do 8º ano. Os alunos premiados foram: Eduarda Alves Chiquita, Camylly Silva Paranhos Lúcio, Carlos Eduardo Araújo da Silva, Geovanna Barreto da Silva Bonfim, Samuel Chaves Dias de Barros e Isabella Ramos Pereira Nascimento.
Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Geovanna Barreto da Silva Bonfim, fez questão de visitar e conhecer cada uma das bancadas do laboratório de ciências. O que mais chamou a atenção da jovem foram os microscópios. "Achei muito interessante poder ver como é o nosso sangue, por exemplo, cheio de micropartículas. Por isso, acredito que a possibilidade de aprender de forma prática será um diferencial para nós, alunos", destacou.
De acordo com a professora de matemática da unidade, Elaine Cristina dos Santos, apesar de ser um laboratório de ciências, o novo equipamento atenderá às demais disciplinas também. "Os materiais que chegaram podem ser utilizados nas aulas de Matemática, História, Geografia. Com toda a certeza, agregará bastante para o aprendizado dos estudantes e ver a reação deles hoje neste contato com os aparelhos não tem preço", enfatizou.