Praia Grande é a cidade com mais opções no 2º Guia Turístico Católico do Estado

Município tem listado 13 itens na publicação

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 11/08/2025

Foto Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande
Foto Amauri Pinilha / Prefeitura de Praia Grande

Trazendo mais de 300 alternativas de eventos, templos, paróquias e destinos visitados por milhares de fiéis, o 2º Guia Turístico Católico do estado de São Paulo possui mais de 100 cidades incluídas, com Praia Grande tendo a maior quantidade de opções na edição de 2025 elaborada pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Ao todo, são 13 opções da Cidade no Guia, entre celebrações, paróquias e pontos de visitação.


São elas: Estátua de Santo Antônio, Capela Nossa Senhora da Guia, Estátua de São Pedro, Praça da Bíblia, Praça da Paz, Tapetes de Corpus Christi, Festa de São Pedro Apóstolo, Encenação da Paixão de Cristo e Paróquias São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida, São Gaspar Bertoni, Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio. O levantamento feito em Praia Grande é fruto de um trabalho desenvolvido pela Subsecretaria de Turismo, por meio da Divisão de Planejamento de Turismo, que possibilitou o acréscimo dessas informações.


O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, comemora o aumento do número de opções inseridas. “Em 2024, nós tivemos apenas uma informação no Guia (Capela Nossa Senhora da Guia), e, a partir dali, foi conversado internamente que poderíamos trabalhar para termos mais opções. Ao longo do ano, nós estivemos em contato com representantes da comunidade católica e chegamos ao número de 13 itens contemplados no Guia, sendo a maior quantidade do Estado desta segunda edição”, afirmou.


O turismo religioso é um segmento que vem ganhando força pelo país. Em matéria divulgada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/setur-sp-lanca-guia-turistico-catolico-do-estado-de-sp), por exemplo, a publicação trouxe uma estimativa do Centro de Inteligência e da Economia do Turismo (CIET), ligado ao órgão estadual, que no feriado de Corpus Christi deste ano, 2,9 milhões de pessoas viajaram pelo Estado de SP, gerando movimentação financeira de cerca de R$ 5 bilhões.


Petiz reforça que a Municipalidade vem tendo este olhar para que mais pessoas estejam na Cidade a partir desse movimento do turismo religioso. “Acreditamos que a divulgação seja parte fundamental em nosso trabalho. A participação nas duas edições do Guia demonstra que estamos atentos e trabalhando diariamente para que o desenvolvimento da nossa Cidade seja visto pelo turismo católico, além de todos os outros segmentos”, completou.


O 2º Guia Turístico Católico do Estado está disponível gratuitamente pelo link https://www.turismo.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=1588.