Praia Grande e Universidade Estadual Paulista debatem instalação de campus na Cidade

Prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, participou de encontro com representantes da Unesp

Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 09/10/2025

Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande
Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

 

A Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado para ampliar as oportunidades de formação técnica, profissional e universitária para os moradores da Cidade. Para tratar da possibilidade de instalação de novos cursos superiores gratuitos, o prefeito Alberto Mourão recebeu representantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho) na tarde de quarta-feira (8), no Gabinete.

 

Durante o encontro, o chefe do executivo praia-grandense pleiteou a implantação de um campus da Universidade pública na Cidade e demonstrou o real interesse da Prefeitura em ceder a área e, inclusive, o prédio, para a instituição estadual se instalar.

 

O prefeito destacou que os municípios que possuem uma universidade pública são desenvolvidos economicamente. “Onde a universidade pública está, tem progresso. Isso porque a instituição pública tem compromisso com a pesquisa e com o desenvolvimento. Por isso, Praia Grande está se colocando à disposição da Unesp, para ajudar no que for preciso para a instalação de um campus na Cidade, porque temos certeza que isso será fundamental para oportunizar os munícipes e para o desenvolvimento econômico da Cidade”.

 

A reitora da Unesp, a professora Dra. Maysa Furlan, demonstrou interesse da instituição na possibilidade de instalar um campus na Cidade. “Estamos abertos para aprofundar esta conversa com o município de Praia Grande, uma cidade que não para de crescer e tem boa infraestrurura para sediar uma unidade. Vamos continuar as tratativas e estudos”.

 

O prefeito agradeceu a visita dos representantes da Unesp e reafirmou seu respeito pela instituição que oferece ensino público de qualidade e pesquisas avançadas. “Nosso objetivo com uma universidade pública é oferecer oportunidade para a população que não possui condições de pagar um curso superior”.

 

Além do prefeito Alberto Mourão, participaram da reunião a reitora Dra. Maysa Furlan; o diretor da Unesp Campus São Vicente, Odair Almeida; e a chefe de departamento do Campus São Vicente, Carolina Bertozzi.

 

Unesp - A Universidade Estadual Paulista vai completar 50 anos de existência e já formou aproximadamente 52 mil alunos ao longo dessas cinco décadas, sendo mais de 36 mil em cursos de graduação e mais de 15 mil em cursos de pós-graduação. A instituição pública possui 24 campus em diversas cidades do Estado.