Praia Grande entrega absorventes higiênicos para mulheres em vulnerabilidade social

Ação realizada pelo Consultório na Rua distribui cerca de 200 pacotes por mês

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 07/06/2024

 (Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

Praia Grande realiza um trabalho importante junto às mulheres em vulnerabilidade social. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município faz a entrega mensal de absorventes higiênicos, visando garantir a dignidade menstrual dessas pessoas em situação de rua.

 

São entregues a cada mês cerca de 200 pacotes de absorventes higiênicos. Iniciado em 2022, esse serviço atende atualmente mais de 40 mulheres em situação de rua no Município, além daquelas que estão de passagem pela Cidade, mas acabam ficando por algum tempo nas ruas de Praia Grande.

 

O Consultório na Rua (Conar) é o responsável pela entrega do material. A equipe já presta atendimento a esse público e os profissionais conhecem a população em situação de rua e também os principais locais onde essas mulheres podem ser encontradas.

 

“Esse programa é muito importante para as mulheres em situação de rua que estão em vulnerabilidade, porque nesse momento elas estão fragilizadas já que passam situações difíceis e a gente, ao oferecer o absorvente, ajuda bastante. A gente sente que elas ficam felizes e sabem que podem contar conosco”, conta Regiane Eliza da Costa, enfermeira coordenadora do Programa Consultório na Rua (Conar).

 

Dignidade menstrual – Praia Grande sancionou a Lei 2039/2021 que prevê diretrizes de conscientização e informação sobre menstruação, além do fornecimento de absorventes, a fim de promover a dignidade menstrual. O objetivo é combater a pobreza menstrual e reduzir a desigualdade social neste tema.

 

Conar – O Programa Consultório na Rua (Conar) é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. A equipe é formada por médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem.

 

A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua, realizando a abordagem social e inúmeros atendimentos, incluindo testes rápidos de saúde, vacina, aplicação de medicação e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Unidades de Saúde da Família (Usafas) ou prontos-socorros, dependendo do caso.

 

Absorventes – Além do serviço realizado pelo Conar, em 2024 o Ministério da Saúde passou a ofertar gratuitamente no Programa Farmácia Popular absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. Eles são destinados a mulheres de 10 a 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Para estudantes da rede pública de ensino, a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

 

 Para esse público acessar o benefício, basta se dirigir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/meususdigital’ (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.

 

Clique aqui e conheça as drogarias credenciadas ao Farmácia Popular (https://www.praiagrande.sp.gov.br/Atendimento/medicamentos.asp).