Praia Grande participa da IX Ação Metropolitana de Boas Práticas da Omep-BS
Evento ocorreu na sexta-feira (8), na Universidade Santa Cecília, em Santos
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 12/11/2024

Praia Grande participou da IX Ação Metropolitana de Boas Práticas na Educação Infantil, promovida pela Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Omep) – Baixada Santista. Santos ficou responsável em sediar a edição deste ano, que ocorreu na sexta-feira (8), na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Em 2024, a Cidade foi representada pela assistente técnica pedagógica (ATP) da EM Circe Sanchez Toschi (Bairro Aviação), Angélica Pessoa de Lima Braga.
Durante a participação do Município, a praia-grandense apresentou a prática pedagógica “Ressignificando Escutas: Do Professor ao Aluno”. Além de Praia Grande, a IX Ação Metropolitana de Boas Práticas da Omep contou com a participação de mais seis cidades da Baixada Santista. Foram elas: Santos, Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e São Vicente.
A prática pedagógica apresentada por Angélica Braga, ao ser desenvolvida na unidade de ensino, teve como um dos objetivos fomentar a leitura e a possibilidade de construção de diálogos. Para isso, a ação apostou na vivência potencializando o protagonismo, socialização, autoconfiança e empoderamento das crianças. Tudo isso, por meio da escuta ativa, o que resultou em ressignificações de práticas e atitudes.
Antes de as docentes aplicarem com os alunos, a ATP da EM Circe Sanchez Toschi realizou a dinâmica com os professores que atuam na unidade durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Para inserir a atividade, Angélica Braga utilizou o livro “A Bailarina e a Flor”. Depois, propôs uma série de ações onde levou os docentes a refletirem sobre o papel deles em sala de aula.
De acordo com a ATP, tempos depois, uma das docentes replicou a atividade com os alunos. “A professora Mileide do Espírito Santo realizou a mesma dinâmica com as crianças adaptando-a para a realidade deles. Ela buscou trabalhar com eles a escuta ativa compartilhando com os pequenos sentimentos como: ansiedade, medo, tristeza e refletindo com a turma toda”, destacou.
Para Angélica Braga, representar o Município na Omep foi muito gratificante, pois a prática realizada cem HTPC tinha um objetivo: cuidar de quem cuida das nossas crianças - o professor. “Escutar ativamente os docentes e realizar uma dinâmica para que tudo fosse articulado com leveza e espontaneidade. Saber que seu trabalho, suas ações geram frutos para o professor e consequentemente para o aluno é emocionante”, agradeceu.
Além da representante da Cidade, Praia Grande contou com a presença da diretora da Coordenadoria de Educação Infantil, Patrícia Conceição Almeida Dias, e de assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de outras unidades de ensino do Município.