Praia Grande participa do 33º Fórum Estadual da Undime

Secretária de Educação, Cida Cubilia, representou a Cidade no evento

Por: DANIEL ELIAS | 27/03/2024

Praia Grande esteve presente no 33º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) São Paulo. A secretária de Educação, a professora Cida Cubília, que também exerce as funções de representante do polo regional e coordenadora da macrorregião 2 da Undime, representou o Município. O evento ocorreu nestas terça e quarta-feira (26 e 27), Blue Med Convention, em Santos.

Cerca de 500 representantes municipais de todo o Estado de São Paulo participaram dos dois dias de eventos. Na edição deste ano, o tema que permeou as discussões foi “Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva”. Mesas, painéis, palestras e oficinas abordaram o assunto com objetivo de mostrar a importância da construção e implementação de políticas públicas de Educação Integral e Inclusiva que vão ao encontro das necessidades das redes municipais.

Cida Cubilia foi mediadora da palestra com tema “Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) ministrada pelo professor assistente do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gustavo Fernandes. Fundado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o IEGM foi criado para medir as eficiências das 644 prefeituras paulistas.

Por meio do Índice de Efetividade, o Estado avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação. No que diz respeito ao ensino, mede os resultados do setor por meio de quesitos relacionados à educação infantil e ensino fundamental, tendo como foco a infraestrutura das unidades escolares.

Ao longo da apresentação, o palestrante destacou os principais pontos relativos ao índice de educação e sua relevância para a boa gestão neste setor. “O Fórum permite que os dirigentes estejam bem informados sobre assuntos atuais e pertinentes à educação. Somado a isso, fornece subsídios para que os municípios promovam políticas públicas em prol de garantir a qualidade do ensino aos alunos. Desta forma, mediar uma destes momentos, foi bem gratificante”, destacou a secretária de Educação de Praia Grande.