Praia Grande promove capacitação sobre reações alérgicas para profissionais da Atenção Primária

A capacitação ocorreu na Usafa Noêmia nesta quarta-feira (30)

Por: NATHÁLIA ALVES (estagiária) MTB: | 31/07/2025

Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, em parceria com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), realizou nesta quarta-feira (30) uma capacitação sobre reações alérgicas voltada à equipe das Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Usafa Noêmia. O objetivo da formação, ocorrida na Usafa Noêmia, no Bairro Tupi, foi abordar a identificação de reações alérgicas, possíveis medidas para lidar com quadros mais severos e a forma correta de prestar auxílio até a chegada do socorro especializado.

 

A iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap e contou com a participação do coordenador médico do CHID, Guilherme Poncetti. Ele destacou a importância de reconhecer os sinais e prestar o suporte necessário aos pacientes que apresentarem reações alérgicas, especialmente as anafiláticas (mais graves e potencialmente fatais). “Alguns pacientes são mais hipersensíveis, eles são atópicos (com predisposição genética para alergias). Respondem de maneira mais agressiva a determinadas substâncias que o organismo interpreta como alérgenos”, explicou.

 

Segundo Poncetti, a partir da correta identificação, é possível garantir um atendimento eficaz e seguro. Em casos de reações alérgicas ocorridas em clínicas fora do ambiente hospitalar, o médico orienta três ações imediatas: suspender o procedimento em curso, acionar o socorro especializado (SAMU) e acompanhar o paciente até a chegada da equipe de emergência.

 

No caso do atendimento primário, o treinamento abrangeu diferentes cenários, tanto dentro quanto fora da sala clínica. “Desde o profissional da visita domiciliar até o do pronto-socorro, passando pelos consultórios odontológicos. Todos os envolvidos no cuidado à saúde são contemplados por essa capacitação”, comentou Poncetti.

 

Responsável pelo NEPS e pela Comissão de Humanização da Sesap, Guilherme Augusto Braga Silva destacou a importância de promover discussões abrangentes para as equipes das Usafas. “Por meio das capacitações, desenvolvemos um processo formativo com temáticas que respondem às necessidades de atenção à saúde, ainda mais em situações como as reações alérgicas, que fazem parte do cotidiano de trabalho”, relatou.