Praia Grande realiza 200 exames de espirometria no feriado da Consciência Negra
Ação integrada em parceria com a APM Santos aconteceu no Cemas
Por: RODRIGO HERRERO | 22/11/2024
A Prefeitura de Praia Grande realizou 200 exames de espirometria no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas), no Bairro Aviação, na quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra. A atividade faz parte de uma ação integrada de diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), feita em parceria com a Associação Paulista de Medicina de Santos (APM Santos), em comemoração ao Dia Mundial da DPOC, celebrado sempre na terceira quarta-feira do mês de novembro.
Os exames foram previamente agendados pela equipe da pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município para os pacientes que aguardavam na fila de espera. Os resultados serão enviados para as Unidades de Saúde da Família (Usafas), que entrarão em contato com os munícipes para a retirada.
“São importantes ações integradas como essa, pois elas contribuem para as nossas ações de saúde, melhorando o tempo-resposta para a realização de exames, além de alertar a sociedade quanto à necessidade no sentido da prevenção, ou seja, ao observar alterações respiratórias, procurar a Usafa o mais precocemente possível para iniciarmos o tratamento com rapidez e melhorar o prognóstico”, destacou o subsecretário de planejamento da Sesap, José Isaías Costa Lima.
O pneumologista Leonardo Petraglia, presidente do Departamento Científico de Pneumologia da APM Santos, destacou a importância deste exame para detectar de forma mais precisa os problemas respiratórios. “A espirometria é o exame essencial para poder fazer o diagnóstico e também saber o grau de DPOC para o devido tratamento do paciente. Importante conscientizar a população sobre a doença, e principalmente o risco do tabagismo, que é o principal causador da DPOC. Por isso, promovemos essa ação junto à Prefeitura de Praia Grande e com o apoio do Laboratório GSK, auxiliando na redução da demanda reprimida”.
Doença – A DPOC é uma doença pulmonar marcada pelo estreitamento (obstrução ou bloqueio) das vias aéreas, dificultando a respiração. A DPOC inclui o diagnóstico de bronquite obstrutiva crônica e enfisema. Há casos em que a pessoa tem ambos os distúrbios. A principal causa da DPOC é o tabagismo. Os sintomas mais comuns são: falta de ar ao fazer esforço em atividades do dia a dia, pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã.
Para ajudar no diagnóstico e posterior tratamento da DPOC (e de outras doenças respiratórias como asma e bronquite) é indicada a espirometria, também conhecida como prova de função pulmonar. Este exame possibilita avaliar a saúde dos pulmões, medindo a quantidade e a velocidade com que o ar entra e sai dos órgãos.