Praia Grande realiza reunião para tratativas da 8ª edição da Parada do Orgulho LGBT

Encontro buscou alinhar ações do evento que acontecerá em outubro

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | GABRIEL NEVES (estagiário) | 05/08/2025

Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande


 

Praia Grande está empenhada em contribuir para a realização da nova edição da Parada do Orgulho LGBT! Nessa terça-feira (05), foi realizada uma reunião no Palácio das Artes, organizada pela Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi) e presença de demais pastas (Secretarias Projetos Especiais e Planejamento Estratégico; Cultura e Turismo; Assuntos de Segurança Pública; Saúde Pública; Assistência Social e Fundo de Solidariedade; Trânsito; Transportes) com representantes da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande (APOLGBT). A 8ª edição da Parada do Orgulho LGBT acontecerá no dia 26 de outubro, no estacionamento do Kartódromo Municipal. O encontro teve como objetivo realizar tratativas sobre organização da festividade com a direção do evento.

 

Durante a reunião, foram discutidas pautas que norteiam a importância do evento e melhorias para a oitava edição. Entre os assuntos: público-alvo, impacto social, relevância do evento e apresentação do cronograma foram apresentados e debatidos, buscando que a programação encerre de forma especial a Semana da Diversidade (com programação que será divulgada posteriormente). A temática deste ano da Parada é "Velhas Vozes, Novos Orgulhos: Existimos em todas as idades", que reflete no público-alvo, um evento para todos que desejam se unir em um ambiente de inclusão e respeito.

 

A secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício, ressalta que o encontro foi de extrema importância. “Temos essas tratativas anteriores para que a gente possa regimentar a fim de que tudo ocorra da melhor maneira possível no evento. A Parada é uma celebração, um movimento que tem que ser lembrado como todos os outros, que não soma apenas divertimento, mas conscientização, orientação e informação de que todos são iguais diante da sociedade”.

 

O secretário de Projetos Especiais e Estratégicos, Lucas Mourão Glerean, reforçou na reunião que a Parada não deve ser um movimento somente para comunidade LGBT. “Acredito que precisamos fomentar o respeito de todas as comunidades, com atrativos, eventos, palestras e informação. Somente assim podemos caminhar para uma sociedade mais respeitosa com o outro e termos uma Praia Grande cada vez mais inclusiva e melhor”.

 

Jefferson Maia, um dos representantes da APOLGBT na reunião, citou ainda que a Parada do Orgulho LGBT em Praia Grande figura como ação central da Semana da Diversidade. “Estamos em preparativos para esta ação institucional que promove o diálogo da sociedade, em torno do grande espectro de humanidade. O papel da Parada do Orgulho LGBT é fundamental na defesa dos direitos da comunidade, na luta pelo avanço dos diálogos, e atendimento a esse público”, completou.