Praia Grande realoca moradores em situação vulnerável em conjunto habitacional

Ação é feita em parceria com o Governo do Estado por meio do Programa Vida Digna

07/10/2024

Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande
Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Matéria feita em 11/09/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).


Por Bruno Rezende


A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), está realocando moradores da Cidade em situação de vulnerabilidade para os conjuntos habitacionais que foram construídos pelo Município. Essa ação é uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo pelo Programa Vida Digna, com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida à população. Uma destas atividades aconteceu na última quarta-feira (11).


Desta vez, a Sehab transferiu moradores que se abrigavam em uma área de preservação no Bairro Nova Mirim, cuja ocupação é vedada por lei, e que apresentava riscos às pessoas que estavam morando no trecho. Após a saída da população do local e encaminhamento para suas novas unidades habitacionais, a Prefeitura de Praia Grande está realizando a demolição das construções irregulares e segue monitorando o local para evitar novas situações como esta.


O secretário municipal de Habitação, Anderson Mendes de Andrade, conta sobre o processo que está acontecendo para transferir a população em situação vulnerável de diversas áreas, além de ressaltar a importância da atitude. “As famílias moravam de forma inadequada e nós conseguimos fazer essa parceria com o Estado para acolher e cadastrar as pessoas na retirada de 100 famílias, melhorando as situações de cada uma delas e proporcionando um futuro melhor”.


Mendes também explica sobre os riscos que locais como o da Nova Mirim apresentam, podendo agora abrigá-las de forma digna. “Antes, estes núcleos habitacionais atendidos pelo programa estavam construídos em áreas com risco de alagamento, mas agora se concretiza um momento de melhora na qualidade de vida dessas pessoas”.


Os agora ex-moradores da área de preservação da Nova Mirim estão sendo transferidos para os conjuntos habitacionais localizados nos Bairros Sítio do Campo (loteamento Tude Bastos) e Esmeralda, ambos com 40 unidades, sendo esses dois dos três conjuntos entregues este ano, assim como também o conjunto no Bairro Vila Sônia, com 20 unidades, que passará a receber outros moradores através do Programa Vida Digna.