Praia Grande recebe a 1ª Caminhada sobre Doação de Órgãos e Tecidos no domingo (21)

Concentração será na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, às 8h

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 18/09/2025

Praia Grande recebe no próximo domingo (21) a 1ª Caminhada para a Conscientização para a Doação de Órgãos e Tecidos de Praia Grande. Com o mote “Seja um doador e salve vidas”, a atividade está prevista para iniciar às 8h, com a concentração na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina. Em seguida, os participantes vão caminhar pela calçada da orla até o Conviver Boqueirão. O evento é aberto a toda a população.

 

O objetivo da caminhada é conscientizar os cidadãos sobre a importância da doação de órgãos e o papel da família na realização do desejo do indivíduo em doar seus órgãos para quem está na fila de transplantes. A ação faz parte do Setembro Verde, mês da doação de órgãos, e conta com o apoio da Prefeitura de Praia Grande.

 

A idealizadora da caminhada é a nefrologista Michelle Folgoso Kubo, que trabalha na Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). Ela considera esse evento fundamental para disseminar a necessidade de mais pessoas se tornarem doadoras e avisarem seus parentes a respeito.

 

“Atualmente no Brasil 78 mil pessoas estão aguardando um órgão na fila nacional de transplantes. E em 2024, cerca de 45% das famílias entrevistadas sobre doar os órgãos dos seus entes queridos após a morte deles disseram não à doação. Precisamos mudar esse quadro. Por isso, vamos fazer a caminhada para chamar a atenção para esse assunto e conscientizar as famílias a dizerem sim para a doação de órgãos. Pois hoje em dia não precisa fazer carteirinha ou declaração pública em documento, basta avisar sua família, pois será ela quem dará a permissão para a doação dos órgãos quando chegar o momento”, explica Michelle.

 

Mais informações sobre o evento, inscrição e demais detalhes podem ser obtidos no perfil do Instagram @salvevidas.pg