Praia Grande registra redução em todos os indicadores criminais

Dados foram divulgados pela SSP nesta segunda-feira (30)

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 01/07/2025

Fotos AMAURI PINILHA (Prefeitura de Praia Grande)
Fotos AMAURI PINILHA (Prefeitura de Praia Grande)


 

As ações desenvolvidas em Praia Grande desde o início do ano na área de segurança pública estão surtindo efeito. Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo divulgou as estatísticas do mês de maio registrando queda em todos os indicadores criminais do Município, em comparação a 2024.

 

Os números refletem os esforços das forças de segurança e das políticas de prevenção adotadas no Município desde o início do ano, como por exemplo a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), com a intensificação de rondas e patrulhamentos pela Cidade e, principalmente, a realização de ações específicas, como a Operação Ferro-Velho para combater a receptação de objetos furtados e roubados.

 

De acordo com os dados, no indicador de roubos, a redução foi de 35,4%; furto foi de 11,1%; roubo de veículos teve uma queda de 42,8%; furto de veículos ficou em 38,7%; roubo de cargas, 84,2%; e no indicador de estupro a redução foi de 54,5%. Além disso, não houve registro de latrocínios (roubo seguido de morte) e nem homicídios neste mês.

 

O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, explicou que os índices de roubo e roubo de carga já vinham diminuindo desde janeiro, porém os outros ainda oscilavam. “Os dados oficiais da SSP mostraram que em maio houve a redução de todos os indicadores em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é resultado de um trabalho intenso que vem sendo feito na Cidade com a GCM atuando nas ruas, combate à receptação de objetos e o uso da tecnologia”.

 

Izumi observa que a Operação Ferro-Velho, que acontece desde março em estabelecimentos deste tipo, tem sido o principal diferencial. “Muitos produtos furtados ou roubados acabam sendo vendidos em comércios irregulares ou até mesmo clandestinos. Então, fechamos o cerco e estamos monitorando esses locais. Sem ter onde vender os produtos ilícitos, a tendência é que os roubos e furtos diminuam”.

 

A integração entre a GCM e a Polícia Militar também é destacada pelo secretário, uma vez que as equipes realizam operações conjuntas e prestam apoio uma a outra com frequência.

 

É importante destacar também que as câmeras de monitoramento instaladas em Praia Grande prestam grande auxílio às equipes. Atualmente, são mais de 3.400 câmeras dotadas de modernos softwares em diversos pontos da Cidade, como ruas e avenidas, centros comerciais, prédios públicos, viadutos, orla da praia e acessos ao Município. “A tecnologia é importante aliada, pois permite que as equipes da GCM e PM atuem de forma mais estratégica, funcionando como ‘os olhos’ das equipes”, observa o secretário.

 

Referência - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande passa por constantes treinamentos e capacitações que são fundamentais na rotina diária de patrulhamentos. Considerada referência na região, a corporação conta atualmente conta com um efetivo de quase 500 integrantes, entre homens e mulheres, totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.

 

Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape) e a Patrulha Maria da Penha.