Praia Grande remove mais de 1000 toneladas de lixo das praias no primeiro dia de 2025

Total deste ano é cerca de 20% menor no que no ano passado

Por: LUCIANO AGEMIRO | 02/01/2025

Foto Fred Casagrande/Arquivo
Foto Fred Casagrande/Arquivo

Ao longo do dia 1º de janeiro, mais de 700 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) entraram em ação para garantir a limpeza das praias. Ao todo, 1.099,370 toneladas de lixo foram removidas da orla de Praia Grande, incluindo calçadão e faixa de areia. O número é 20% menor que no ano passado, quando o total chegou a 1.367,880 toneladas retiradas da orla. Os trabalhos começaram duas horas após a passagem do ano. Até o final de fevereiro, a equipe trabalhará com reforço nas equipes e em esquema especial.

 

Na virada do ano foi preparada uma operação especial de limpeza. Cerca de 700 pessoas começaram a trabalhar às 2h da madrugada do dia 1º, logo após as comemorações do Ano Novo, para retirar da praia tudo o que pudesse machucar os banhistas ou poluir o mar.


A limpeza foi concluída por volta das 10h e removeu 636 toneladas de lixo. Cerca de 9 horas depois, entre 19h e 23h, do primeiro dia do ano, a equipe repetiu o trabalho e coletou mais 549 toneladas de materiais. Em todas as etapas, o número atual foi menor que no ano passado.

 

O diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Rafael Henrique Rodrigues, destacou as ações que o Município colocou em prática neste início de ano. “Instalamos mais de 250 caçambas de lixo na faixa de areia e são mais de 1.700 lixeiras no calçadão. Não há justificativa para o descarte de lixo em local inapropriado. Além de representar um risco ao meio ambiente, esse descarte pode ser um risco também para as pessoas que frequentam a praia”.

 

Temporada – Além da virada do ano, o reforço na equipe de limpeza para esta temporada de verão inclui a participação de 450 servidores da Sesurb no período noturno. Outros 150 servidores foram contratados de forma temporária para reforçar esta equipe, totalizando 600 pessoas para realizar a limpeza diária da orla. Além das pessoas, maquinários também são utilizados, como tratores, caminhões e outros equipamentos voltados exclusivamente para essa tarefa.