Praia Grande renova convênio com Creci-SP

Ação visa evitar fraudes em transações imobiliárias de conjuntos habitacionais

Por: JAQUELINE DE MARCO | 07/03/2024

Para ampliar a justiça habitacional em Praia Grande e fortalecer trabalhos já existentes na Cidade para que fraudes em transações imobiliárias de conjuntos habitacionais sejam coibidas, a Prefeitura renovou o convênio com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP). A assinatura do termo de cooperação foi realizada na manhã desta quinta-feira (7) pela prefeita Raquel Chini e pelo presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.

A parceria foi iniciada em 2021 e, desde o início do trabalho, 152 unidades habitacionais que apresentaram irregularidades por parte dos proprietários foram entregues para pessoas que realmente precisavam do benefício. O prazo de vigência do termo de cooperação é de um ano, podendo ser prorrogado.

Constantemente, a equipe do Creci realiza ações de fiscalização em conjuntos habitacionais entregues por meio de programas sociais, em Praia Grande, uma vez que a comercialização, sublocação ou qualquer outro tipo de negociação desses imóveis caracteriza fraude. Desta forma, o proprietário identificado dentro destas irregularidades pode ser obrigado a devolver a unidade.

A prefeita Raquel Chini destacou que o Creci tem sido muito parceiro da Cidade, não só em avaliações mercadológicas, mas principalmente com a fiscalização dos imóveis. “Com esta ação a gente tem conseguido retornar essas unidades para quem realmente precisa. É uma importante parceria que, inclusive, eu pretendo que continue por muito tempo, porque tem apresentado resultados. Ainda temos conjuntos a serem fiscalizados e a Prefeitura segue construindo outros também, desta forma seguiremos com estas ações para promover essa justiça habitacional para todos”.

Segundo o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, é uma alegria e satisfação renovar o convênio e saber do quanto ele tem sido útil à Prefeitura. “Sempre verificamos se há envolvimento de corretores de imóveis nessas transações ilegais e o interessante é que em nenhuma das ações fiscalizadas foi verificada a participação destes profissionais. Fica aqui também o meu parabéns à Praia Grande pelo trabalho, pois é raro encontrar no Estado de São Paulo uma Cidade tão dedicada e preocupada com essa questão”, concluiu.

E para o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, o convênio com o Creci é fundamental e faz muita diferença na vida das pessoas que realmente precisam. “Os técnicos do Creci que ajudam no nosso trabalho são importantes para que possamos exercer esse papel fundamental, que é a justiça habitacional, com a recuperação das unidades habitacionais daqueles que não cumpre as cláusulas contratuais”.