Praia Grande sedia o VII Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica
Evento, realizado no PDA, marca o fortalecimento do ensino de línguas nesses contextos
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 12/09/2025
Praia Grande se destaca cada vez mais no cenário educacional. Por isso, foi a escolhida para sediar o Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica, em sua primeira realização na Baixada Santista – registrando assim mais um marco para a história da Cidade e abrilhantando ainda mais a sétima edição do evento, promovida no Palácio das Artes, no Bairro Boqueirão, nesta quinta-feira (11).
Organizado pela Fatec de Praia Grande, com o apoio do Centro Paula Souza e da Prefeitura Municipal, o encontro evidenciou o fortalecimento das discussões que envolvem o ensino de línguas nesses contextos, ressaltando a importância desse diferencial no aprendizado e no futuro profissional dos alunos.
Para o anfitrião da solenidade, o professor e coordenador da Fatec de PG, Ulysses Camargo, sua realização realça também a construção conjunta de ideias que transformam vidas por meio da Educação. “São dois dias de conteúdos, em que cada apresentação, workshop, mesa redonda ou palestra são oportunidades para ampliar horizontes e potencialidades. Tenho convicção que as tecnologias aplicadas ao ensino de línguas, aliadas ao compromisso ético, crítico e humano, fortalecerão a prática docente e a formação dos alunos, garantindo cada vez mais um ensino público de qualidade”.
Já o professor e presidente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, salientou o quão enriquecedora é essa experiência. “Essa troca de vivências, com um mostrando ao outro quais são os desafios, as soluções e as inovações da área, é o que vai ficar de conhecimento no final. Além disso, se nós pensarmos na essência do ensino de línguas e olharmos para fora das nossas unidades, perceberemos que essa é uma das ferramentas que pode mudar nossa sociedade, já que vivemos em um mundo cada vez mais conectado, que está em constante relacionamento, 24 horas por dia e 365 dias por ano. É através dos idiomas que a gente consegue chegar em outros lugares”.
A secretária municipal de Educação, Patrícia Almeida, concordou. Para ela, as fronteiras geográficas não limitam mais o acesso à informação, ao conhecimento e às oportunidades. “Nesse cenário, a formação profissional exige cada vez mais o domínio das linguagens, que nos aproximam dos outros povos e do mundo. O ensino técnico e tecnológico tem um papel estratégico nesse processo: é ele que prepara os nossos jovens e adultos para atuarem em setores que se transformam em ritmo acelerado, demandando competências inovadoras e capacidade de adaptação. Por isso, a realização desse Congresso é tão importante: ele é uma oportunidade de reflexão coletiva e de troca de experiências, para que possamos construir respostas a muitas perguntas e pensar em soluções que dialoguem com o presente, nos preparando para o futuro”, concluiu.