Praia Grande sediará evento da ONU sobre habitação, saneamento e mudanças climáticas
Circuito 2025 da ONU-Habitat está com inscrições abertas
22/09/2025
Por: Pedro Sbravatti (MTB: 35.768)
A Prefeitura de Praia Grande sediará o Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat. O encontro da Organização das Nações Unidas ocorrerá no dia 7 de outubro, no Palácio das Artes. As atividades contarão com representantes dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, além de especialistas de instituições públicas, acadêmicas e da sociedade civil organizada. O evento é aberto ao público. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através do link: https://forms.gle/CXepRLV61TuA7h7o7.
“É uma oportunidade de promover a cooperação metropolitana e valorizar as experiências locais, ao mesmo tempo em que alinhamos nossas políticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Baixada Santista tem enormes desafios, mas também muitas soluções que podem inspirar outras regiões”, afirmou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.
Durante o evento serão debatidos temas relevantes como habitação, resiliência climática e saneamento. Eixos como moradia adequada, desastres naturais, ocupações em áreas de risco e redução das desigualdades também farão parte da programação. A Baixada Santista estará no centro das discussões estratégicas.
“Recebemos com orgulho a confirmação da seleção da Prefeitura de Praia Grande por parte da ONU-Habitat para sediar o Diálogos Urbanos: Desafios e Caminhos Metropolitanos, evento integrante do Circuito Urbano 2025. Esta é uma iniciativa global da ONU-Habitat que estimula debates e parcerias em todo o mundo sobre os grandes desafios das cidades contemporâneas”, comentou o secretário de habitação praia-grandense, Fabrício Menezes de Paula.
Atividades - A programação do Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat será dividida em dois grandes painéis:
Manhã – Habitação - como eixo central da redução das desigualdades. Temas que serão abordados: produção habitacional, urbanização, reassentamentos, regularização fundiária e melhorias habitacionais, valorizando a experiência dos municípios e apontando caminhos para enfrentar o déficit habitacional.
Tarde – A temática deste período será Cidades resilientes. Debates sobre: desafio climático e o direito ao saneamento, desastres naturais, erosão costeira, drenagem, ocupações em áreas de risco, urgência da adaptação urbana frente às mudanças climáticas.
Horário - O credenciamento terá início às 8h30. A programação será 9 às 17 horas.