Praia Grande terá esquema especial de segurança na virada do ano

Equipes da GCM e Polícia Militar estão reforçadas

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 27/12/2024

Foto Fred Casagrande/Arquivo
Foto Fred Casagrande/Arquivo

 

Com uma expectativa de mais de 2 milhões de pessoas na virada do ano em Praia Grande, a segurança de moradores e turistas é uma das principais prioridades da Administração Municipal também nesta época do ano. Além do reforço de cerca de 500 policiais militares da Operação Verão, a Guarda Civil Municipal também será fundamental para garantir mais tranquilidade neste período.

 

A Operação Verão da Polícia Militar ocorre anualmente graças a um convênio com a Prefeitura, que arca com as despesas de hospedagem e alimentação do reforço. Além dos policiais militares, conta ainda com policiais rodoviários e, a exemplo do que ocorreu na última temporada, 80 alunos oficiais e três oficiais da Academia do Barro Branco também participarão do reforço.

 

Além disso, tendas estão sendo montadas ao longo da orla, como ponto de apoio das equipes, facilitando inclusive a identificação dos policiais. O reforço não atuará apenas na orla, mas em toda a Cidade, incluindo os acessos à Cidade, entradas dos viadutos, centros comerciais e vias internas.

 

Integração - De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, nos últimos dias foram acertados os detalhes das ações, que serão integradas entre as outras forças de segurança, como Polícia Militar e Polícia Civil. “As equipes estarão distribuídas estrategicamente e estaremos atentos a todos os tipos de irregularidades. Contaremos ainda com o apoio de equipes das secretarias de Trânsito e de Urbanismo, fundamentais para a manutenção da ordem na Cidade”.

 

O Município também já está contando com o apoio de 41 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da Cidade.

 

O forte esquema de segurança conta ainda com o trabalho da Guarda Civil Municipal, com um efetivo de quase 500 integrantes atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em carros elétricos que percorrem o calçadão auxiliando as equipes de patrulhamento.

 

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 3.400 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial. Os equipamentos estão instalados em pontos específicos da Cidade, sendo importante ferramenta de apoio às equipes em patrulhamento pelo Município.