Prefeitura de PG institui domicilio tributário eletrônico para contribuintes
Comunicação mais ágil e moderna será disponibilizada para pessoas jurídicas a partir de 2026
Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 02/12/2025
A Prefeitura de Praia Grande informa, através da Secretaria de Finanças, que a partir de 1º de janeiro de 2026 todas as pessoas jurídicas (empresas) deverão utilizar a plataforma DTE (Domicílio Tributário eletrônico Municipal).
O DTE assegura o recebimento e o envio digital de documentos e notificações fiscais, com praticidade, segurança e validade legal, modernizando a comunicação entre o contribuinte e a administração tributária municipal.
A Secretaria de Finanças está emitindo comunicados via sistema Giss Online, emissor de nota fiscal, e por mala direta - via email aos profissionais de contabilidade cadastrados na Cidade.
Além disso, para garantir esclarecimentos sobre a mudança, a Sefin fará um webinar técnico apresentando o sistema e orientando os profissionais contábeis sobre essa nova etapa digital do sistema municipal. O encontro online será nesta quinta-feira (4), das 9h30 às 11, pelo sistema online webinar.
Os interessados em participar do encontro digital devem acessar o link: events.teams.microsoft.com/event/b17c5a48-d18d-425f-a2db-bd6772c72f7b@04e74123-4ede-4a84-89ef-b7c6dfe29df8
Durante o webinar será possível conhecer o processo de credenciamento na plataforma, entender a operacionalização do sistema e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica. O principal objetivo da Sefin é orientar os profissionais contábeis sobre esta nova etapa de transformação digital para uma transição segura a plataforma DTE.
De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a medida visa atender a ordem de serviço do Prefeito GP/SEFIN n° 01/ 2025, que determina que sejam aprimorados os canais de atendimentos ao contribuinte. “Além de modernizar e agilizar o serviço, a nova ferramenta também deve trazer economia aos cofres públicos com a redução do envio de correspondências”, afirmou.
