Prefeitura de Praia Grande é destaque como a maior empregadora de jovens aprendizes da cidade

Atualmente, são 87 trabalhando na Administração. Programa é gerido em parceria com o CAMP

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 17/03/2025

Fotos: Fred Casagrande - PMPG

 

 

Muitas pessoas precisam de apenas uma chance para começar a trilhar uma trajetória de sucesso. É o caso dos jovens de Praia Grande, que encontram no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática uma oportunidade para dar início em suas carreiras profissionais. Isso porque o CAMP PG, como é chamado, tem entre seus projetos um programa de aprendizagem estruturado e reconhecido no município, que atua na formação de novos talentos para o mercado de trabalho.

 

Funciona da seguinte forma: o programa oferece capacitação gratuita, principalmente para os jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e os prepara para o mercado profissional. Muitos deles estão na Prefeitura de Praia Grande, a maior empregadora de jovens aprendizes da cidade. Atualmente, são 87 vinculados a Administração Municipal, que atuam tanto no Paço quanto fora dele (nas secretarias e no Fórum).

 

Quem explica mais dessa parceria é a diretora da divisão de estágios da Prefeitura, Camila Andrade Perusin. “O CAMP é uma organização sem fins lucrativos que, entre outros projetos, administra o programa de aprendizagem. O intuito é atender a população de Praia Grande, de maneira que, após uma análise das condições econômicas e sociais dos candidatos, são selecionados adolescentes de 15 a 16 anos para participarem do mesmo. Após essa etapa, a Prefeitura os convoca para prestarem serviços junto a Administração”.

 

Camila ressalta ainda que essa qualificação começa antes mesmo da contratação, com aulas práticas e teóricas de diferentes modalidades, como informática, raciocínio lógico, apresentação pessoal, noções administrativas, atendimento ao público, comunicação oral, escrita e libras, entre outras. “O programa visa a inclusão total no ambiente de trabalho, ensinando aos jovens tudo que eles precisam saber sobre o mercado profissional, ou seja, os incentivando a colocar em prática o que aprendem antes mesmo de serem contratados. Após o início de suas funções o estudo continua, pois, durante todo o contrato, os alunos voltam às salas de aula uma vez por semana para darem sequência em suas jornadas do conhecimento”.

 

Por fim, a diretora da divisão de estágios da Administração reconhece os benefícios dessa iniciativa. “A Prefeitura entende a necessidade de dar oportunidade aos jovens que estão iniciando suas trajetórias profissionais e que muito têm a contribuir para nosso dia a dia. Mas não apenas para nós: a contratação deles é extremamente vantajosa para qualquer empresa e na Prefeitura não seria diferente. Atualmente, contamos com 87 aprendizes em nosso time, que auxiliam nos mais diversos setores da Municipalidade – realizando tarefas como atendimento aos clientes e servidores, além de todo o apoio necessário nas funções administrativas em geral”, conclui.