Prefeitura de Praia Grande terá representante no Conselho da Autoridade Portuária de Santos

Prefeito da Cidade, Alberto Mourão, recebeu presidente da APS na tarde de segunda-feira (07)

Por: MARIA SOUZA MTB: 60.089 | 07/04/2025

Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

 

 

A Prefeitura de Praia Grande terá um representante permanente no Conselho da Autoridade Portuária de Santos (APS). O anúncio foi feito durante reunião entre o prefeito da Cidade, Alberto Mourão, e o presidente da APS, Anderson Pomini, na tarde de segunda-feira (7), em Praia Grande.

 

Na pauta do encontro, além da inclusão das cidades no Conselho, também foram debatidos outros temas importantes como a expansão do Porto de Santos com novas áreas para atividades retroportuárias, a necessidade de dragagem regional, planejamento de aprofundamento do estuário e complementação para atividades de embarque de passageiros dentro da Baixada Santista.

 

A APS trabalha para a expansão do Porto de Santos e estuda algumas áreas com boa configuração para operações retroportuárias e, para isso, fará constante conexão e diálogo com as cidades da Baixada. Conforme o prefeito, Alberto Mourão, Praia Grande tem um volume grande de terrenos disponíveis. “São mais de 15 milhões de m², talvez 10 milhões de m² possam ser utilizados de forma útil, nesse sentido de expandir a atividade retroportuária. Sem falar da possibilidade de nossa Cidade complementar a atividade de embarque de passageiros dentro da Baixada Santista, agregando no projeto do Porto de Santos, estimulando o turismo”.

 

Mourão ainda destacou a atitude da autoridade portuária de buscar apoio da Cidade e entender a importância do território continental da Baixada para a expansão do Porto de Santos. “Sei da importância de ampliar as atividades, achar novas áreas que possam fazer apoio ao Porto de Santos, tão fundamental para a economia do Estado de SP e do Brasil. É preciso garantir a expansão das atividades dentro do território da Baixada, para gerar empregos, incentivar o setor produtivo aqui e, automaticamente, melhorar o ambiente econômico regional”.

 

O presidente da APS, Anderson Pomini, avaliou o encontro como positivo e citou o Conselho da Autoridade Portuária para discutir e agregar Praia Grande nesse processo de desenvolvimento regional. “É preciso expandir o Porto de Santos e, para isso, o diálogo com as cidades será de grande importância. Viemos entender o planejamento de Praia Grande para dialogar de forma integrada, atendendo o gráfico de movimentação de cargas e verificar a possibilidade de incluir na poligonal do porto áreas da Cidade”.

 

A partir da aprovação, pelo Ministério dos Portos, para a autoridade portuária expandir o território, a mesma terá autorização para fazer a dragagem e isso pode possibilitar a implantação de um sistema de transporte hidroviário, ampliar a atividade de carga transportada e melhorar macrodrenagem regional.