Prevenção a incêndios encerra Semana de Conscientização a Saúde e Segurança no Trabalho
Ao todo, mais de 570 servidores municipais participaram do ciclo de palestras da Prefeitura
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 15/04/2025
Como reagir em ocasiões que envolvam quedas, choques elétricos e incêndios, no ambiente de trabalho e fora dele? Quais procedimentos seguir, de forma que não coloque em risco a segurança de ninguém? Estes e outros tópicos foram abordados no último dia de capacitação da Prefeitura de Praia Grande para servidores municipais, na sexta-feira (11) – em alusão a Semana de Conscientização e Prevenção a Saúde e Segurança no Trabalho.
Quem trouxe mais detalhes sobre isso foi o bombeiro educador e cabo do 6º Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista, Antônio Carlos Simões, em palestra realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho (localizado na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim). Para ele, o importante é manter a calma em primeiro lugar. “Isso é fundamental, pois o desespero é uma das principais causas de morte dos casos em geral”.
Mas, quando o assunto envolve incêndios, a atenção tem que ser redobrada. “Ao perceber qualquer princípio de incêndio, o recomendado é agir rapidamente, pois o fogo se espalha rápido e, muitas vezes, não há tempo de escapar. Além disso, quando há fumaça proveniente de chamas é preciso se abaixar e andar próximo ao chão: pois este é um tipo de fumaça venosa, escura e que dificulta a visão, o que torna a saída imediata do local mais do que necessária”, disse.
Por isso, alguns cuidados são essenciais para evitar qualquer tipo de susto, inclusive em casa. “Não deixar o celular carregando em cima da cama, por exemplo (já que ele pode superaquecer); não abandonar uma vela acesa em nenhum ambiente (visto que ela pode cair em cima de algo inflamável); não deixar objetos próximos ao fogão (como panos de prato, que podem pegar fogo) e, muito menos, sobrecarregar tomadas ou filtros de linha com diversos equipamentos conectados a eles de uma única vez (que podem ocasionar um curto-circuito). Essas são práticas que podem causar incêndios graves”, acrescentou Simões.
O bombeiro educador ressaltou ainda mais alguns pontos de alerta para impedir outros tipos de acidentes domésticos, principalmente envolvendo crianças e idosos. “Quando tiver crianças no local, coloque portões que inibam o acesso delas a piscinas; deixe produtos de limpeza fora do alcance e mantenha panelas com o cabo voltado para o lado de dentro do fogão. Quando tiver idosos, evite colocar tapetes soltos pela casa, deixá-los com chinelos ou sapatos inadequados e com móveis ou objetos que possam obstruir o caminho. Se preciso, coloque barra de proteção nos banheiros ou os deixe tomar banho sentados, já que este é o ambiente onde mais se tem quedas com pessoas mais velhas. Todo cuidado é pouco e a prevenção é sempre o mais crucial, que pode, de fato, salvar vidas”, completou.
Semana de Conscientização e Prevenção a Saúde e Segurança no Trabalho – O evento promovido pela Secretaria de Administração (Sead), em uma parceria da Divisão de Treinamento e Capacitação com a Seção de Segurança no Trabalho, foi realizado de 7 a 11 de abril, com o intuito de chamar a atenção dos servidores municipais para a importância de se construir ambientes, de trabalho e residencial, mais seguros e saudáveis, com pessoas capacitadas para proceder em diferentes situações de emergência. No total, o ciclo de palestras reuniu 578 servidores ao longo de toda a sua programação.