Processos da Secretaria de Urbanismo deverão ser solicitados digitalmente a partir de junho
Procedimento deve ser feito pelo site da Prefeitura de Praia Grande
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 16/05/2024

A partir de 1º de junho, os procedimentos da Secretaria de Urbanismo (Seurb) que são solicitados presencialmente no Protocolo da Prefeitura de Praia Grande deverão ser requeridos digitalmente pelo site oficial do órgão. Representantes das secretarias de Urbanismo, Governo (Seg) e Planejamento (Seplan) se reuniram nesta quarta-feira (15) para acertar os detalhes da mudança, como a inclusão dos requerimentos no sistema, e avaliar suas vantagens, como mais agilidade e segurança das informações.
A medida atende à determinação da prefeita Raquel Chini de implementação da digitalização dos processos da Administração Municipal, buscando principalmente a agilização dos serviços, a segurança do fluxo das informações e economia de recursos públicos.
Participaram da reunião a secretária de Governo, Gremacia Barbosa Pinheiro Salim; o secretário de Urbanismo, Luis Fernando Félix de Paula; e a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, além de técnicos das secretarias envolvidas.
De acordo com Gremácia, o objetivo da reunião foi verificar o andamento desse trabalho de digitalização dos processos da Seurb, uma vez que esta é uma das secretarias com maior volume de processos físicos na Prefeitura. “Essa medida está entre as metas do plano de governo da atual administração e colocá-la em prática é benéfico para os usuários dos serviços e para os servidores responsáveis pela tramitação dos processos”.
Já Luis Fernando observou que uma das preocupações é que os profissionais que dão entrada nesses procedimentos fisicamente tenham tempo hábil para se informarem sobre a mudança. “Por isso, estipulamos um prazo e vamos comunicar esses profissionais que estão cadastrados em nosso sistema, além de informar nas redes sociais da Prefeitura”.
O Sistema de Requerimento Digital foi desenvolvido por equipes da Seplan e está à disposição para que sejam solicitados diversos serviços, como autorizações, entre outros. Já estão disponíveis requerimentos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e também relacionados aos servidores municipais e, em breve, estarão os da Seurb.
Para realizar o requerimento, basta entrar no site da Prefeitura, acessar a aba ‘Serviços em Destaque’ e clicar em ‘Requerimento Digital’. Em seguida será preciso fazer o login e então clicar em ‘Solicitar’. Também é possível acessar diretamente o endereço https://requerimentodigital.praiagrande.sp.gov.br/ .
As respostas aos requerimentos são enviadas por email ao solicitante, mas as equipes já estão trabalhando para que o acompanhamento das demandas seja feito no próprio sistema.
ePG – O sistema de Requerimento Digital é uma das medidas que compõem o e-PG, que se trata de um conjunto de ações necessárias à construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública. O e-PG é desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.