Profissionais de saúde de PG fazem reunião de integração com novos conselheiros tutelares
Objetivo foi estreitar laços para fortalecer o atendimento à criança e ao adolescente
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 06/02/2024

Visando estreitar laços com os novos conselheiros tutelares empossados para a gestão 2024/2028, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu um encontro de integração com os profissionais do núcleo eMulti (antigo Nasf), que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). O objetivo é o bem-estar das crianças e adolescentes, foco de atuação dos conselhos tutelares.
Os novos conselheiros puderam, na última semana, conhecer as equipes que atuam de maneira multidisciplinar nas Usafas, bem como receberam informações sobre como funciona a rede municipal de saúde. Além disso, tiveram acesso às pessoas de referência que podem ser acionadas em caso de necessidade, levando em conta a divisão Norte e Sul dos conselhos tutelares.
Os profissionais eMulti são provenientes de diferentes áreas de conhecimento e atuam de maneira complementar e integrada à Atenção Primária, prestando um suporte importante aos usuários. São ginecologistas, pediatras, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e dermatologista que atuam de maneira conjunta com os médicos e enfermeiros de saúde da família, proporcionando um atendimento mais amplo e global dentro do próprio território.
Também participaram membros do serviço de Revelação Espontânea, que tem a participação de diversas secretarias. Sua atuação visa a proteção da criança e do adolescente contra qualquer tipo de violência.
“Como temos algumas questões que trabalhamos em rede, atuando de forma integrada em relação à infância e adolescência, fizemos essa reunião intersetorial para que a gente possa proporcionar um atendimento mais qualificado, especialmente em relação às crianças e adolescentes do Município. A ideia é fortalecer toda essa linha de cuidado. E foi bem interessante, todos se apresentaram, se conheceram e já puderam debater alguns assuntos importantes para o aprimoramento dos serviços”, explica a enfermeira Liliana Vaz, responsável pela equipe eMulti.