Programa de Residência Multiprofissional de PG bate recorde de inscrições em 2024
Processo seletivo registrou aumento de mais de 50% de inscritos em relação a 2023
Por: RODRIGO HERRERO | 07/11/2024
A excelência dos programas de residência de Praia Grande segue atraindo muitos profissionais para trabalhar e aprender no Município. As inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade praia-grandense se encerraram no final de outubro batendo um recorde no número de interessados.
A atual edição registrou 563 inscritos, um aumento de mais 50% em relação ao processo seletivo de 2023. No total se inscreveram 304 enfermeiros, 103 cirurgiões-dentistas, 81 psicólogos e 75 fisioterapeutas, em busca das 28 vagas, divididas desta forma: odontologia (12 vagas), enfermagem (10 vagas), fisioterapia (4 vagas) e psicologia (2 vagas).
A prova objetiva está prevista para o dia 24 de novembro, em local e horário a ser divulgado no edital de convocação. O início das atividades da residência multiprofissional está prevista para março de 2025.
Referência – O motivo de tanta procura pelos profissionais de saúde está no fato de Praia Grande oferecer cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). Desta forma, anualmente são formados profissionais especializados no âmbito Multiprofissional e também em Medicina da Família e Comunidade.
O Município é destaque na formação em saúde, mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área. A Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.
No caso do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, trata-se de um curso de pós-graduação com duração de dois anos em que podem se candidatar no Município aqueles que concluíram a graduação plena em uma das quatro áreas acima mencionadas, desde que tenha sido realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), entre outros requisitos expostos no edital.
Para a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional de Praia Grande, Liliana Vaz de Lima Santos, as inscrições para participar do programa vão além da Baixada Santista e reforçam a imagem positiva que a Saúde do Município possui também entre os profissionais. “Nosso programa é uma referência não apenas aqui na Região, tem pessoas de todo o Brasil que procuram o nosso programa, o que nos deixa bastantes felizes e mostra o resultado de todo o trabalho de uma equipe e de uma gestão que se ocupa da formação do profissional e na qualificação da assistência à saúde”.
Números – O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 216 profissionais. São 101 médicos, 46 dentistas, 44 enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 11 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.