Programas de Residência Médica e Multiprofissional iniciam novas turmas em PG
Pós-graduação agrega 58 profissionais à rede municipal de saúde
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 07/03/2025

As novas turmas dos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade iniciaram suas atividades em Praia Grande nesta quinta-feira (6). Os 58 profissionais que farão a especialização na rede de saúde do Município nos próximos dois anos se apresentaram na sala de capacitação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi, e participaram do começo da Semana de Integração, evento que dá o pontapé inicial à pós-graduação.
Os médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, psicólogos e fisioterapeutas recém-aprovados conheceram os tutores, preceptores e toda a equipe que gere os programas de residências e que são responsáveis pela condução dos trabalhos no período. A aula inaugural foi conduzida pela manhã pelo secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, que deu boas-vindas aos novos residentes, apresentou a rede de Atenção à Saúde da Cidade e enfatizou sobre a importância da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no sistema de saúde do Município.
“Praia Grande é uma potência na Atenção Primária, com 31 Usafas e 100% de cobertura de saúde da família em um total de 110 equipes. Não conheço um município com mais de 350 mil habitantes com essa cobertura. Este é um município que investe pesado na Atenção Primária, que acredita que o caminho da prevenção, da promoção à saúde, do cuidado e da aproximação é o melhor modelo. E vocês estarem aqui é a força dessa Atenção Primária, porque vocês só estão aqui porque o Ministério da Educação reconheceu a potência de Praia Grande nessa área. E contamos com a ajuda de cada um de vocês para que esse sistema seja cada vez aprimorado e ampliado”, declarou Lima.
À tarde, os profissionais se dividiram entre os dois programas de residência e os responsáveis pela coordenação se apresentaram e abordaram sobre o funcionamento da especialização, compartilhando também suas experiências. Os novos residentes também tiveram a oportunidade de conhecer e estreitar laços com a equipe de preceptores e tutores.
O próximo passo da Semana de Integração envolve um panorama aos residentes sobre tudo o que envolve o programa de pós-graduação. Nos próximos dias, serão intensificadas as apresentações das equipes, estrutura física e o funcionamento do programa, por meio de uma programação diferenciada de capacitação e treinamentos, para contextualizar o território praia-grandense a esses profissionais, que muitas vezes vêm de outros municípios e regiões do país. Estão previstas oficinas, conversas com a coordenação, palestras, capacitações e um city tour.
Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.
O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.
O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados 244 profissionais. São 118 médicos, 43 dentistas, 47 enfermeiros, 23 fisioterapeutas e 13 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.
Saúde da Família – A Saúde da Família é uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade. O atendimento não acontece apenas quando existe um problema de saúde, o profissional também é responsável por realizar trabalho de prevenção, cura e reabilitação.
Para se ter uma ideia da importância dessa especialidade para a saúde pública, uma equipe de saúde da família bem formada resolve de 75 a 85% dos problemas trazidos pela comunidade.
Atenção Primária – O setor de Atenção Primária de Praia Grande dispõe de 31 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura com cobertura de 100% da população.