Projeto Página a Página concorre ao Prêmio Governador do Estado 2024
Iniciativa da Secretaria de Educação foi indicada na categoria Incentivo à Leitura
Por: DANIEL ELIAS | 07/11/2024
A Prefeitura de Praia Grande foi indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2024, na categoria Incentivo à Leitura. O projeto Página a Página, que distribuiu uma maleta com livros para os alunos da rede municipal de ensino em 2022 e 2023, está entre os cinco finalistas que concorrem a premiação. A solenidade para anunciar os vencedores ocorre na terça-feira (12), às 19 horas, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, em São Paulo.
Instituído em 1950, o Prêmio Governador do Estado se caracteriza como a mais importante honraria do campo da cultura e das artes de São Paulo. Ao todo, os projetos e iniciativas selecionados concorrem em 13 categorias, sendo que participam da premiação 5 finalistas indicados por área. Os vencedores recebem, além da quantia de R$ 35,5 mil, um troféu exclusivo.
Para chegar entre os cinco finalistas, a Secretaria de Educação de Praia Grande, com o projeto Página a Página, passou por um critério rigoroso de seleção. Todos os indicados foram analisados por comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência no setor cultural paulista. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas18 e o Conselho Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas também avaliam as iniciativas.
Além da categoria Incentivo à Leitura, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2024 abrange outras 12 categorias relacionadas à cultura e à indústria criativa. Os indicados concorrem em: Arte para crianças, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Incentivo à leitura, Iniciativas culturais – Setor Público, Iniciativas culturais – Terceiro Setor, Museus e centros culturais, Música, Teatro, Valorização do patrimônio cultural e Instituição Cultural.
Sucesso – O projeto Página a Página foi implantado pela Secretaria de Educação de Praia Grande nos anos de 2022 e 2023. A iniciativa fez parte da proposta de ações dentro do Plano Trienal de Recuperação do Aprendizagem colocada em prática na rede municipal de ensino. O objetivo foi desenvolver uma série de propostas com a finalidade de suprir a defasagem pedagógica pós período pandêmico.
Ao longo dos dois anos, o Página a Página foi desenvolvido nas 78 escolas municipais. Alunos e professores promoveram diversos trabalhos tendo como base as obras literárias distribuídas dentro das maletas. As ações resultaram em culminâncias que transcenderam os muros das unidades de ensino, chegando até a atravessar o oceano. Foi o caso da interação entre estudantes que leram o livro “Meninos da Caverna” e o autor Rodrigo Carvalho, correspondente da emissora Globo, em Londres, Inglaterra.
O projeto Página a Página consistia na distribuição de uma maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes recebiam obras literárias para que fossem trabalhadas dentro e fora da sala de aula.
Com material em mãos, os professores puderam desenvolver ações ao longo dos anos. O Página a Página teve objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, de ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a isso, também promoveu a integração com produto final, estimulando a formação crítica dos meninos e meninas.
Nas maletas de Educação Infantil, os alunos recebiam cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganhavam quatro livros. Já os da Complementação Educacional tinham cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um exemplar por semestre para ser trabalhado. Os exemplares eram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.