Projetos sociais de PG mudam a vida de milhares de pessoas com o apoio do Fundo da Criança e do Adolescente

Auxílio financeiro é possível graças à destinação do Imposto de Renda

Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 16/10/2025

Fotos Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Você sabia que parte do que é declarado no Imposto de Renda pode ser destinado ao Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA) e financiar projetos que ajudam milhares de crianças e adolescentes de Praia Grande? Exemplo disso na prática são as ONGs Hulck Fights e Harmonia que, com o apoio da campanha Destinação Criança, realizam lindos trabalhos oferecendo mais oportunidades aos jovens e crianças da Cidade!


Em Praia Grande, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) é o responsável por articular toda essa iniciativa, desde o registro das entidades até a distribuição dos recursos do Fundo. Ambos os projetos citados são custeados com recursos do FDCA no valor de 200 mil reais, com duração de doze meses.


E os projetos são incríveis! A ONG Hulck Fights realiza um importante trabalho voluntário no esporte ensinando Wrestling. O wrestling, também chamado de luta olímpica, é considerado o esporte de combate mais antigo do mundo, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro! Na ONG, o Projeto Campeões Além da Luta oferece aulas gratuitas do esporte para a galera de 7 a 14 anos do bairro Esmeralda.


E a ONG já mudou a realidade de milhares de crianças e jovens praia-grandenses por meio do esporte. “Atendemos 20 crianças diretamente pelo CMDCA, mais de 130 indiretamente e já impactamos mais de 300 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. No próximo ano a ONG completa cinco anos de existência e é muito gratificante ver tantas realidades mudadas através do esporte. Com o suporte do Fundo, tivemos condições de investir ainda mais em nosso espaço e melhorar os serviços que oferecemos para eles. Com o valor que recebemos, compramos alimentos, itens de higiene, os materiais para as aulas, além do aluguel do espaço. Isso nos possibilitou atender mais pessoas e mudar ainda mais realidades”, disse Cícero Ivanildo dos Santos, presidente da Hulck Fights.


Já a ONG Harmonia também transforma a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Praia Grande. A Associação começou com foco no apoio psicoterapêutico e psicopedagógico voluntário, e hoje oferece apoio também para as famílias com um atendimento ainda mais completo.


O projeto traz mais cultura, educação e saúde para a população através de diversas atividades intermediadas por profissionais voluntários que doam seus conhecimentos, habilidades e seu tempo para quem mais precisa. Por lá, eles oferecem gratuitamente aulas de teatro, xadrez, muay thai, além de reforço em disciplinas como matemática, português e libras.

“Fazemos um trabalho muito especial com 50 assistidos. Muitos cresceram com a gente e trilharam um futuro repleto de oportunidades. Criamos laços que são para a vida inteira. Além de oferecer as oficinas para eles, realizamos também um suporte social e familiar para o bem-estar dos nossos jovens e crianças. É um trabalho muito sério e que se fortificou por meio do valor que recebemos do Fundo. Compramos o lanchinho para eles, os materiais das aulas e muito mais”, disse Carla Barbosa, membro do Conselho Fiscal da ONG.


Para as entidades que desejam receber o auxílio financeiro do Fundo, é preciso se registrar no CMDCA de Praia Grande por meio de resolução normativa que é divulgada no site da Prefeitura: praiagrande.sp.gov.br. Após deferimento do registro, é preciso acompanhar as aberturas dos chamamentos públicos e inscrever um plano de trabalho da ONG que será avaliada pela comissão do Conselho.


Como ajudar - As pessoas jurídicas podem colaborar com 1% do Imposto de Renda, enquanto as pessoas físicas podem ser deduzidas até o limite de 3% do imposto que será pago à Receita. Para isso, é necessário comunicar o interesse junto ao seu contador de confiança e optar pelo modelo completo de declaração.


Por fim, é só imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração do ano. O valor destinado será abatido do que será pago de imposto ou somado à restituição. Exerça sua cidadania e destine seu Imposto para boas causas!