Protagonismo da profissão marca Semana da Enfermagem em Praia Grande

Evento busca reconhecer e valorizar a importância desses profissionais na Saúde

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 19/05/2025

 (Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)



 “Ser enfermeira é a cada dia fazer a diferença na vida das pessoas”. Com esse sentimento, a enfermeira Patrícia Nascimento dos Santos Perez, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Caiçara, demonstra todo o amor e carinho que o profissional de enfermagem dedica para cuidar dos pacientes. E essa mensagem, que reforça o papel protagonista desses profissionais para a Saúde, perpassou todo o evento “Enfermagem – Luz na Ciência e Olhar no Futuro”, que marcou o encerramento da Semana da Enfermagem de Praia Grande na sexta-feira (16) no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

 

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem foram recebidos pela manhã com um coffee break e puderam encontrar os amigos e colegas de outras unidades e áreas, em um momento de confraternização e respiro em meio à rotina do trabalho. A atividade foi repetida à tarde, oportunizando que mais pessoas pudessem participar, sem prejudicar o atendimento nas unidades.

 

“É muito importante esse evento, pois a gente se sente valorizado. E estamos aqui para confraternizar também, rever algumas pessoas com quem a gente trabalhou. Nesse momento nós percebemos o quanto nós fazemos parte de uma grande família”, comenta a auxiliar de enfermagem Andrea Lucélia Silva, que atua na Usafa Caiçara.

 

Andrea, inclusive, tem uma história de dedicação na saúde praia-grandense. Servidora há 15 anos, ela trabalhou como agente comunitária de saúde por nove e, há quatro, é auxiliar de enfermagem. Formada como enfermeira há cerca de um ano, ela busca seguir se especializando e evoluindo profissionalmente dentro da Prefeitura. “É um passo de cada vez que vamos dando, eu era agente, agora estou como auxiliar, mas o cuidar é com o mesmo amor que vamos passando de pessoa para pessoa”.

 

Capacitação – Aprimorar o conhecimento também fez parte da atividade. O professor em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Alfredo Almeida Pina de Oliveira, realizou a palestra especial do dia, com o tema “Tecnologias educacionais e o cuidado em Enfermagem: luzes, sombras e desafios”.

 

“A ideia é aproveitar o quanto a enfermagem é uma grande liderança e tem um papel estratégico essencial para essa grande transformação que os serviços de saúde estão vivenciando. Importante que a gente perceba o profissional dentro de uma equipe multiprofissional, intersetorial, mas que a gente também consiga valorizar na Semana da Enfermagem o papel tão importante que cada enfermeiro, técnico, auxiliar tem para o serviço de saúde”, destacou.

 

Após a palestra, houve a apresentação de um aplicativo de controle de glicemia, que poderá ser utilizado pelas equipes de saúde da família. A demonstração foi feita pela consultora técnica da Roche Diabetes Care, Thayrine Lima.

 

O aprimoramento técnico foi o centro das atividades ao longo da Semana da Enfermagem, com a promoção de inúmeras capacitações entre terça (13) e quarta-feira (14). A Sala de Capacitação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi, recebeu quatro palestras em dois períodos, reunindo mais de 160 pessoas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Foram abordados temas voltados ao trabalho, como parada cardiorrespiratória e engasgo e tratamento de feridas, mas também questões que envolvem a saúde dos profissionais, como nutrição, atividade física e autocuidado.

 

“A Semana da Enfermagem é um grande evento de valorização e reconhecimento do protagonismo que a enfermagem possui nos serviços de saúde. Meu agradecimento a todos esses profissionais que são fundamentais para o funcionamento do Sistema Único de Saúde”, declarou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.

 

Dados – Praia Grande conta, atualmente, com 684 profissionais de enfermagem na rede Atenção Básica, Especialidades e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, sendo: 198 enfermeiros, 99 técnicos de enfermagem e 387 auxiliares. Já no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, composto pelo Hospital Municipal Irmã Dulce, Pronto-Socorro Central, UPA Samambaia e Nefro PG, são mais 876 profissionais de enfermagem, divididos em: 180 enfermeiros, 505 técnicos de enfermagem e 185 auxiliares, oito coordenadores e um gerente. Ao todo, a rede pública de Praia Grande conta com 1.560 profissionais da área.