Psicólogos escolares reforçam ações em combate ao bullying nas escolas municipais

Alunos da EM Orestes Quércia assistem à palestra no Auditório Roberto Marinho

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 28/03/2025


 

Ao longo deste ano, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande fará uma série de ações com o objetivo de combater a prática do bullying nas escolas municipais. Entre as iniciativas adotadas, uma será a palestra dos psicólogos escolares com os alunos da rede de ensino. Nesta quarta-feira (26), cerca de 200 estudantes da EM Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim), participaram deste momento de conversa e conscientização. O encontro ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho.

 

Esse foi o terceiro encontro realizado pelos psicólogos escolares. Este ano, além de percorrer as escolas, os profissionais também organizam de forma periódica encontros maiores. “Ao agrupar os alunos, nosso objetivo é proporcionar uma discussão coletiva sobre a temática do bullying. Por isso, reforçamos de que forma ele acontece e quais as consequências dessas práticas, tanto para a vítima quanto ao agressor”, destacou o palestrante Clayton Mendes.

 

Durante a conversa com os alunos, os psicólogos reforçam por meio de quiz e informações à máxima de que o "Bullying não é brincandeira". Além de explicar sobre as consequências, os psicólogos pontuaram sobre a participação de um grupo que pode evitar tal prática. Trata-se da plateia, àqueles que ficam ao redor instigando para que a violência continue.

 

“O intuito é ampliar as discussões, mostrando para os alunos o impacto daquela ação que, aparentemente, pode parecer inofensiva, mas que prejudica alguém”, enfatizou o palestrante. Além de Mendes, as psicólogas educacionais Adriana Benia e Stefani Santos também participam deste processo de conscientização. “Nosso papel é de fortalecer o foco voltado para essa questão. Exemplificando quando isso ocorre, como podemos identificar, quais ações adotar quando percebemos que essa prática de fato está acontecendo”.

 

No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o prefeito, Alberto Mourão, entregou para a titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática. O chefe do Executivo solicitou à Seduc para elaborar estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino. Desta forma, uma série de ações está sendo preparada para abordar a temática.