Recicla PG: alunos da Complementação Educacional coletam cerca de 2 mil garrafas

Dia D mobilizou estudantes das 13 unidades do contraturno escolar

Por: DANIEL ELIAS | 07/06/2024

O projeto Recicla PG mobilizou as 13 escolas municipais que atendem alunos em turmas de Complementação Educacional. Na quarta-feira (5), estudantes, professores e funcionários participaram da ecoação ao coletar garrafas pet para realizar o descarte correto do material. Cerca de 2 mil unidades do produto foram arrecadadas e terá como destino Cooperativa dos Trabalhadores Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos (Coopervida).

Nesta quinta-feira (6), a organização da sociedade civil (OSC) Espaço Urbano, apoiadora da ecoação, fez a coleta do produto arrecadado e destinou o material para a Coopervida. Para conscientizar os alunos e promover a participação, nas semanas que antecederam o Dia D, as unidades de ensino realizaram atividades com o intuito de demonstrar as consequências do descarte incorreto das garrafas pet.

Na EM Sonia Marise Domingues, os professores reforçaram as atividades promovidas sobre sustentabilidade. Para abordar o assunto com os estudantes, os docentes apresentaram vídeos educativos com base na temática. Outra iniciativa colocada em prática foi a confecção de trabalhos mais com uso de sucata. Os profissionais também apresentaram as regras relativas a participação no Dia D e a possibilidade de eles concorrerem ao sorteio de um aparelho de telefone móvel.

Para concorrer ao prêmio, bastava os alunos levarem o maior número de garrafas pet que conseguissem. A cada 40 embalagens, os estudantes receberam uma moeda humanitária que dá direito a participar do sorteio que será realizado em janeiro de 2025. “Nem mesmo a chuva atrapalhou as crianças que fizeram a sua parte e levaram para as unidades as garrafas. São com ações como essas que formamos cidadãos mais conscientes no futuro”, destacou o diretor da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques.

O projeto Recicla Praia Grande é realizado pela Administração Municipal, em parceria com OSC Espaço Urbano. Além da Seduc, a iniciativa conta com a participação das demais secretarias sempre com a finalidade de conscientizar os moradores da Cidade sobre o descarte correto dos materiais reaproveitados. A ação tem patrocínio do Movimento Plástico Transforma e Rede pela Circularidade do Plástico, por meio da Lei Complementar N°968 que instituiu o Programa Recicla PG.