Referência em ações ambientais e sustentáveis, Praia Grande participará da COP30

Cidade intensificou participação em eventos e agendas estratégicas de sustentabilidade

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 06/11/2025

Foto: Fred Casagrande/Arquivo
Foto: Fred Casagrande/Arquivo


 

Agora, é oficial! Praia Grande participará da COP30. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém, capital do estado do Pará. A Prefeitura será representada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) local. Ao longo dos últimos meses a Cidade intensificou a presença em eventos e agendas estratégicas de sustentabilidade, resíduos, inovação e governança climática como forma também de preparação para o encontro mundial.


“Se os impactos acontecem nas cidades, as respostas precisam começar nelas também. A COP30 é uma oportunidade histórica para fortalecer o protagonismo municipal, garantir recursos e construir justiça climática com resultados concretos para a população. Será importante para Praia Grande colaborar com essas discussões e futuras ações geradas a partir dos trabalhos na Conferência”, destacou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Valdir Pereira Ramos Filho.


Praia Grande é referência regional, estadual e até nacional em projetos ambientais que buscam promover a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e ações sustentáveis. Entre as atividades relevantes colocadas em prática pela Prefeitura, destaque para: aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos nos bairros, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental com pessoas de todas as faixas etárias, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.


“Com trabalho sólido e estruturado, Praia Grande passou a ocupar espaços de diálogo técnico com governos, universidades, organismos internacionais e setor produtivo, consolidando sua presença institucional em nível regional e nacional. A Secretaria de Meio Ambiente tem defendido uma tese central: não existe transição climática sem protagonismo municipal”, afirmou o secretário.


Ao trilhar o caminho até a COP30, a Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande oficializou o ingresso na ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e no ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A medida consolidou a posição da Cidade em câmaras técnicas, grupos de trabalho e redes de cooperação internacional.


O Município também marcou presença na Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL 2025), em Brasília, no Encontro Regional sobre Desenvolvimento Retroportuário – ABTTC / ACS, em Santos, no 12º Workshop de Inovação Sistêmica do UN Climate Change Global Innovation Hub (UGIH) – FIESP, no Rio de Janeiro, e na Agenda São Paulo + Verde, na capital paulista.


“Este último evento em São Paulo foi oficial da agenda pré-COP30. A Secretaria de Meio Ambiente de Paia Grande participou como painelista no debate “Understanding the Needs and Challenges of Urban and Rural Municipalities”, ao lado de representantes da ONU, Governo do Estado, setor produtivo e instituições financeiras”, contou Ramos Filho.


Para o secretário, agora, chegou a hora de através da COP30 Praia Grande amplificar alguns temas que estão sendo colocados em pauta no âmbito regional e estadual. “Muitas soluções ambientais brasileiras já estão sendo implementadas nos municípios. Entre elas, consórcios regionais, licenciamento local, economia circular, manejo de resíduos, proteção costeira e tecnologia aplicada à gestão ambiental. O desafio é ampliar escala, financiamento e cooperação internacional. A COP30 é um espaço estratégico para essa construção”, analisou.