Referência em ciclovias, PG aprimora infraestrutura de mobilidade urbana

Ciclistas e pedestres são beneficiados com ações em diversos bairros

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 03/07/2025

 

Praia Grande é referência em desenvolvimento e crescimento populacional. A Cidade tem índices que superam as médias nacionais. Para lidar com esta evolução o Município realiza constantemente obras de infraestrutura, entres elas, voltadas a mobilidade urbana. As ações ocorrem em todos os bairros e beneficiam diretamente pedestres, ciclistas e motoristas, que contam com acessibilidade e mais segurança viária.  


Um dos destaques desses trabalhos de revitalização e modernização diz respeito a malha cicloviária existente na Cidade. Praia Grande possui cerca de 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e é a líder do quesito na Região Metropolitana da Baixada Santista e também referência no cenário nacional. Essa infraestrutura é diferencial positivo no dia a dia da população.


“Essas obras realizadas ao longo dos últimos em Praia Grande foram fundamentais para melhorar e dar mais segurança para os ciclistas. As ciclovias estão presentes em todas as regiões da Cidade. De acordo com dados do Município, um terço da população possui bicicleta e a utiliza como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de temporada, esse número aumenta ainda mais”, disse o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.


Calçadas - A cada novo projeto urbanístico nos bairros, a Prefeitura tem a preocupação de aprimorar a malha cicloviária já existente. O mesmo se aplica as calçadas, equipamentos vitais para o deslocamento dos munícipes. A Administração Municipal trabalha para que esses espaços sigam as normas e padrões legais quando o assunto é acessibilidade.


Centros comerciais, como nos bairros Boqueirão e Ocian, e avenidas e ruas, como a Presidente Kennedy, funcionam como exemplos de sucesso das ações da Cidade. Esses locais possuem calçadas niveladas, com piso podotátil e rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiências. Todas as intervenções atendem as diretrizes da NBR 9050/2015, norma técnica ligada a acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.


“Essa é uma preocupação constante. Praia Grande cresce com níveis acima das médias nacionais. São cerca de 8 mil novos moradores todos os anos. Os projetos de mobilidade urbano devem estar alinhados a este cenário. A Prefeitura está atenta a isso e realiza diversas obras. Ganham com essas melhorias os pedestres, ciclistas e motoristas”, disse o prefeito.