Referência em gestão, PG é premiada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Cidade se destaca nos 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 13/10/2025
Praia Grande se consolidou como referência quando o assunto é desenvolvimento. E para transformar sonhos em realidade e dar mais qualidade de vida para as pessoas, a Prefeitura investe em infraestrutura com obras nos bairros, realiza projetos que beneficiam munícipes de todas as idades e ainda disponibiliza serviços gratuitos em áreas como Saúde e Educação. Pelo sucesso em todas essas frentes, a gestão pública eficiente e comprometida do Município foi premiada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
A honraria, que destaca a evolução de Praia Grande nos 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), foi entregue durante evento do TCE-SP, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (13). A solenidade marcou a primeira década do IEG-M e contou com a presença do governador paulista, Tarcísio de Freitas, a presidente do Tribunal, Cristiana de Castro Moraes, além de prefeitos e representantes de prefeituras de todo o Estado.
Além de Praia Grande, apenas outras 24 cidades de todo o Estado tiveram o privilégio de ganhar o prêmio. A Cidade foi a única da Região Metropolitana da Baixada Santista que recebeu a honraria, fato que torna a premiação ainda mais especial e evidencia o sucesso da Prefeitura praia-grandense.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, foi representado na solenidade pelo secretário de Finanças da Cidade, Cristiano de Mola. “Quando o IEG-M surgiu em 2015, o prefeito Mourão entendeu sua importância e prontamente determinou uma ação específica neste sentido. O trabalho interno e integrado das secretarias colaborou de forma significativa para essa evolução. Uma gestão eficiente reflete em políticas públicas e projetos que melhoram a vida das pessoas”, destacou o secretário.
Atualmente, Praia Grande conta com o conceito B no IEG-M. O estudo anual do TCE-SP analisa dados e leva em conta sete eixos da administração pública. São eles: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança nas cidades (Defesa Civil) e tecnologia da informação.
“Trata-se de uma premiação relevante, já que foram apenas 25 cidades selecionadas entre as mais de 600 existentes no Estado. Praia Grande evoluiu ano a ano, entendendo que o Tribunal realiza um trabalho pedagógico, cobrando, fiscalizando, mas sinalizando também o caminho para melhorar e ser mais efetiva a gestão. É motivo de orgulho e ao mesmo tempo uma responsabilidade grande de seguirmos com uma gestão cada vez mais efetiva”, disse Mola.