Reunião extraordinária do Conjuve debate projeto de incentivo à leitura
Iniciativa busca levar dinâmica para jovens em vulnerabilidade social
Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 01/04/2025
O Conselho Municipal de Juventude (ConjuvePG) realizou na última sexta-feira (28), a 2ª Reunião Extraordinária do ano para discutir pautas e apresentar alguns projetos em andamento. Na oportunidade, além dos membros do Conjuve, também marcaram presença o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Deputado Rubens Paiva, os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo do Campus Cubatão e um aluno da Universidade de São Paulo.
Uma das principais pautas foi a construção do projeto de Incentivo à Leitura, tendo em vista a necessidade dos jovens em se interessarem pelos livros e melhorarem seus repertórios. O objetivo do projeto é levar esse incentivo aos jovens de 15 a 18 anos, estudantes de escolas públicas da Cidade que residem em áreas de vulnerabilidade social.
A ideia é criar uma dinâmica junto aos estudantes, tendo como exemplo o “Clube do livro”, com resenhas sobre a escola e leitura. Ao final do projeto, todos os participantes receberão um certificado. A coordenação está prevista para ser de responsabilidade dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo e da USP. Lembrando que este projeto ainda será votado na reunião ordinária do Conselho que acontecerá no dia 14 de abril.
Para o presidente do ConjuvePG, Isaac Santos, a reunião levantou um projeto muito importante para os jovens. “Estimular a leitura é algo essencial nos dias de hoje. Imersos em um mundo repleto de tecnologia e rapidez, parar para ler um livro tornou-se algo raro. Temos que aproveitar as novas tecnologias para, justamente, incentivar ainda mais a leitura e formar jovens cada vez mais capacitados para as universidades e para o mercado de trabalho”, disse Santos.