+Saúde PG: programa resultará em 500 mil consultas, exames e procedimentos até o fim do ano
Ação visa agilizar atendimentos para os moradores da Cidade
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 01/10/2025
A Prefeitura de Praia Grande segue investindo de forma massiva na Saúde para garantir maior agilidade no atendimento da população. E como parte desses esforços, o Município conta com o programa +Saúde PG, que prevê a ampliação de recursos para a realização de mais de 500 mil consultas, exames e procedimentos até o final do ano.
Somente entre os meses de outubro e dezembro, estão previstos 157 mil atendimentos, totalizando mais de meio milhão de agendamentos neste ano. Nesse último trimestre de 2025, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade intensificará a oferta de inúmeros exames, consultas e procedimentos junto à rede credenciada ao Município, tudo para aumentar a rapidez dos agendamentos para a população.
Exames oftalmológicos e cardíacos, mamografia, ultrassonografia simples e com doppler e procedimentos como endoscopia e colonoscopia, entre outros, farão parte desse esforço para dinamizar os atendimentos e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e o tratamento. É importante reforçar que as demais consultas de especialidades, exames e procedimentos também seguirão sendo ofertadas para a população, garantindo o recurso necessário para todas as pessoas que necessitam.
Programa - O programa +Saúde PG é um conjunto de ações e investimentos que estão ocorrendo desde abril para reduzir o tempo de espera para consultas de especialidades, exames e procedimentos. Nessa verdadeira Ação Integrada constam encaminhamentos à rede credenciada de serviços de saúde, além dos atendimentos na rede municipal e nos serviços estaduais de média e alta complexidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Sesap, que tem realizado os agendamentos via sistema e entrado em contato com a população para a retirada das guias.
O resultado do +Saúde PG é uma maior cobertura de oferta em diversas especialidades e também uma drástica queda do tempo de espera dos pacientes. Isso porque, os atendimentos têm dado conta não apenas da demanda que surge a cada mês, mas também atendido aquelas pessoas que já estavam aguardando por alguma consulta, exame ou procedimento.
Novidade - Outra novidade dentro do +Saúde PG é que, após a realização dos exames, o paciente será agendado automaticamente via sistema para uma consulta na Unidade de Saúde da Família (Usafa). “Essa estratégia permite que o médico de família e comunidade seja o ordenador do cuidado do paciente. Dessa forma, ele vai poder avaliar os exames mais brevemente, permitindo uma maior celeridade no atendimento, de acordo com a avaliação do profissional acerca dos exames realizados e a necessidade de saúde do munícipe. Isso vai garantir mais agilidade no diagnóstico e no tratamento, além de diminuir o tempo de espera nas especialidades”, explica o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.
Investimentos – A intensificação das consultas, exames e procedimentos é possível graças aos investimentos que estão sendo implementados pela Prefeitura de Praia Grande. O prefeito Alberto Mourão destinou recursos especialmente para agilizar o atendimento das demandas da Saúde. Além disso, Praia Grande foi contemplada em junho com R$ 5 milhões do Governo do Estado, em meio a um pacote de liberação de recursos para os municípios paulistas.
Os valores foram disponibilizados por meio de transferências voluntárias de parlamentares federais e estaduais e indicações governamentais, além de emendas impositivas da Assembleia Legislativa de São Paulo. Para Praia Grande, o aporte foi possível a partir da intervenção do prefeito Alberto Mourão enquanto deputado federal, que destinou recursos de emendas para a Cidade.
“A gente tem trabalhado muito para reduzir essa fila de espera, mas, primeiro precisávamos reorganizar financeiramente. Nós fomos atrás de ajuda de parlamentares para aumentar o orçamento e conseguir investir maciçamente na redução das filas de cirurgias eletivas e também na diminuição das filas de exames e consultas de especialidade. Já reduzimos bastante e agora vamos aumentar o investimento até o fim do ano para, com isso, equacionar essa fila dentro daquilo que tem de oferta dentro da Cidade. Além disso, estamos avançando na negociação com o Estado para ampliar o número de consultas no AME do Estado e, de forma regional, pactuando novos fornecedores”, explicou o prefeito Alberto Mourão.
Avanços – O maior aporte de recursos proporcionou inúmeros avanços no atendimento mais dinâmico das demandas em Saúde da população. Por exemplo, no caso da ressonância magnética, do 1º ao 2º trimestre de 2025 foi registrado o aumento de cobertura de demanda de 200% na realização desse exame. Ou seja, foi atendida não só a demanda daquele mês como também a dos usuários que aguardavam pelo procedimento.
No caso das tomografias, no mesmo período a cobertura de demanda saltou de 56% para 186%. Nas radiografias, a cobertura passou de 61% no 1º trimestre para 141% no 2º, com fila de espera inferior a 60 dias. As ultrassonografias também tiveram impacto expressivo no período, saltando de uma cobertura de 68% no 1º trimestre para 138% no 2º trimestre. Com esse incremento, o tempo de espera tem sido reduzido gradativamente, garantindo um diagnóstico cada vez mais precoce, assim como o início do tratamento para o paciente que necessita.