Seduc de PG leva alunas para participarem de projeto na USP

Jovens conheceram a Universidade por meio do “Vai Ter Menina na Ciência”

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 20/06/2024

Felipe França - Prefeitura de Praia Grande
Felipe França - Prefeitura de Praia Grande

Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Educação (Seduc) levou 33 alunas da rede municipal de ensino para participarem do projeto “Vai Ter Menina na Ciência”. A iniciativa permite que estudantes do 7º e 8º anos conheçam as dependências da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa foi conduzida pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), que ficou responsável pela organização da visita à instituição acadêmica.


Nesta edição, a novidade ficou pela inserção de alunas das turmas de 7º anos. Essa foi a primeira vez que as estudantes deste segmento participaram do projeto “Vai Ter Menina na Ciência”. “Os professores que acompanharam a visita comentaram que foi uma grata surpresa ver o envolvimento e interesse das jovens em tudo que foi apresentado”, destacou a diretora do DEA, Eliane Queiroz.


A visita das alunas à USP por meio do projeto tem por finalidade incentivá-las a se interessarem por carreiras relacionadas às áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A iniciativa promovida pela Universidade de São Paulo tem como público-alvo, estudantes das turmas de 7º a 9º do Ensino Fundamental, bem como jovens do Ensino Médio.


Durante a visita ao “Vai Ter Menina na Ciência”, as alunas puderam conhecer o campus da Universidade. As jovens estiveram na biblioteca da unidade que conta com mais de 45 mil títulos, viram a exposição Sistema Terra e Linha do Tempo. Outro ponto de destaque foi a possibilidade de visualizar animais em meio líquido e em resina no Laboratório de Biologia/Zoologia. Também foram aos laboratórios de microscopia e biotecnologia, além do Espaço Ciência.


Participaram da ação estudantes de 21 escolas municipais. As unidades de ensino ficaram responsáveis em fazer a seleção das estudantes. Foram levados em consideração, o desempenho das estudantes durante as aulas de ciências ao longo do ano, bem como o envolvimento em competições educacionais como as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) e de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA), Eliane Queiroz, responsável em fazer a ponte com os organizadores do evento na USP, a pasta municipal tem como objetivo promover novas visitas de alunas ao “Vai Ter Menina na Ciência. “É uma forma de elas conhecerem novas realidades e projetarem o futuro. Nosso objetivo é levar mais estudantes para vivenciarem essa experiência”.