Seduc passa diretrizes para diretores e assistentes de direção em reunião

Subsecretaria de Gestão Pedagógica alinhou detalhes sobre início do ano letivo

Por: DANIEL ELIAS | 31/01/2025

Fotos Felipe França/Prefeitura de Praia Grande

As equipes técnicas das escolas municipais têm participado de reuniões na Secretaria de Educação (Seduc) ao longo desta semana. Os encontros têm como objetivo alinhar as ações e passar as diretrizes necessárias para o início do ano letivo marcado para o dia 5 de fevereiro. Nesta quinta-feira (30), a Subsecretaria de Gestão Pedagógica conversou com diretores e assistentes de direção.


Os encontros ocorreram nas salas de capacitação da Secretaria de Educação (Seduc). Diretores e assistentes de direção foram divididos, sendo que na parte da manhã, participaram os integrantes das equipes técnicas das escolas de Educação Infantil, enquanto a tarde foi a vez daqueles que atuam nas unidades de Ensino Fundamental. As supervisoras também estiveram presentes nas duas reuniões.


Subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, ficou responsável em coordenar as duas reuniões. Durante os encontros, ela explicou sobre novas diretrizes para o início do ano letivo. Entre elas, está a Lei Federal nº. 15.100/2025, que versa sobre a proibição do uso de celulares por parte dos alunos dentro das escolas públicas e privadas em todo o País. Em Praia Grande, as unidades de ensino seguirão o que determina a legislação a partir do primeiro dia de aula.


Outro assunto abordado foi a necessidade de começar a organização do Projeto Político Pedagógico (PPP) logo no início do ano letivo. O objetivo é realizar a elaboração deste documento de forma mais democrática, envolvendo toda a comunidade escolar. A remodelação do Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) Online também fez parte da pauta de reunião com diretores e assistentes de direção.


O início do ano letivo ocorre na quarta-feira (5). Nesta data, cerca de 56 mil alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam ao processo de ensino e aprendizagem. Para atender a essa demanda, a rede municipal de ensino conta com 78 escolas.