Segundo período dos Festejos de Iemanjá 2025 ocorre neste fim de semana

Areias de Praia Grande receberão milhares de fiéis, do Bairro Mirim até o Caiçara

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 12/12/2025

Foto Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande
Foto Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

Os tradicionais Festejos de Iemanjá têm seu segundo período neste final de semana, dias 13 e 14, em Praia Grande. Simpatizantes e fiéis vão se reunir nas areias da Cidade, ao lado da Estátua de Iemanjá (bairro Mirim), para celebrar a Rainha do Mar. Com apresentações musicais a partir das 17 horas, a solenidade oficial de abertura da festividade acontece no sábado, às 20 horas, sendo aberta aos que quiserem prestigiar.


As apresentações confirmadas para este final de semana são: Curimba Mãe Jurema (17 horas), Curimba Toque de Umbanda (17h45), Curimba Filhos de Mariana (18h30) e Aldeia de Caboclos (19h15).


Fazendo parte do calendário estadual de Turismo, os Festejos ocorrem na faixa de areia da praia, tradicionalmente do Bairro Mirim até o Caiçara. O evento tem mais de 50 anos de regularização na Cidade, sendo realizado antes mesmo da emancipação de Praia Grande, porém, documentos antigos mostram que as areias do Município já recebiam religiosos desde a década de 50.


Mais informações sobre a Portaria nº 011/2025, que traz informações sobre o evento deste ano, está disponibilizada no site oficial dos Festejos (turismo.praiagrande.sp.gov.br/festejos-de-iemanja).


Curiosidade - Uma das curiosidades do evento é sobre a localização da Estátua, a primeira imagem de Iemanjá à beira-mar do Brasil. Em 1976, a obra esculpida pelo artista Antonio Miguel de Almeida, com 08 metros de altura, foi alvo de disputa. Na época, todos os adeptos gostariam que a Estátua ficasse mais próxima de sua residência. A solução encontrada pelo prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde foi pegar o mapa de Praia Grande e dividi-lo ao meio, colocando a Estátua neste ponto encontrado no bairro Mirim.