Sehab, Caixa e empresários debatem ampliação dos projetos do Chave dos Sonhos
Encontro também esclareceu critérios do Geric, sistema que facilita acesso ao crédito
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 04/08/2025

A Prefeitura de Praia Grande trabalha em diversas frentes com o objetivo de ampliar a oferta de novas unidades habitacionais e reduzir o déficit habitacional da Cidade. Na última semana, uma reunião entre representantes da Secretaria de Habitação (Sehab) praia-grandense, da Caixa Econômica Federal e de construtoras sediadas no Município debateu diversos temas ligados ao setor.
A ampliação da construção de empreendimentos ligados ao programa Chave dos Sonhos, iniciativa da Prefeitura, foi o foco central das conversas. Na prática, a Administração Municipal incentiva através de mecanismos legais empresas a construírem imóveis que serão destinados a um público específico, ou seja, pessoas que não se encaixam para receber uma habitação de interesse social, mas também não conseguem adquirir uma casa com o preço tradicional praticado pelo mercado imobiliário.
Um dos mecanismos que pode fazer a diferença neste processo é o Gerenciamento de Risco de Crédito (Geric), sistema de análise da Caixa Econômica Federal. A ferramenta especifica a real capacidade de construtoras e incorporadoras obterem crédito para projetos imobiliários. Os critérios do Geric também foram apresentados e debatidos durante o encontro da última semana.
“Praia Grande trabalha para gerar mais oportunidades, mais dignidade e qualidade de vida e acesso à casa própria para quem precisa. A Prefeitura tem feito a parte dela e buscado aumentar e aprimorar as parcerias com os governos Federal e Estadual, além da Caixa”, comentou o secretário de Habitação da Cidade, Fabrício Menezes de Paula.
O secretário avaliou de forma positiva a reunião. Menezes destacou ainda o debate de ideias e a troca de informações entre todos envolvidos nos projetos para a construção de novos empreendimentos em Praia Grande. “Com isso, damos mais um passo para que as famílias da nossa Cidade possam acessar os subsídios do Minha Casa, Minha Vida e do Casa Paulista”, disse.