Serviço de voluntariado é retomado no Complexo Hospitalar Irmã Dulce
Integração entre os voluntários marca a retomada das atividades
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 18/03/2024
O amor pelo próximo é o que motiva os voluntários a cuidar dos pacientes internados no Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), em Praia Grande. Serviço humanizado fundamental para o bem-estar dessas pessoas, o voluntariado nas unidades de saúde está sendo retomado, após a pausa forçada devido à pandemia da covid-19. Na última sexta-feira (15), aconteceu uma atividade de integração entre os voluntários que vão proporcionar esse acolhimento aos pacientes internados no Hospital.
A ação aconteceu na Sala de Educação Permanente do Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e se iniciou com um discurso de boas-vindas para os antigos e novos voluntários e uma dinâmica com psicólogas para aproximar e conectar os participantes. Também foi abordado o procedimento de atuação e o apoio dos voluntários à equipe de enfermagem. Foi pauta ainda o processo de higienização das mãos e outras precauções de contato com o paciente e orientações sobre o uso de adornos e outros esclarecimentos sobre segurança dentro das unidades do CHID.
“Esses voluntários vão fazer o acolhimento do paciente, conversar com ele, fazer leitura de livro, atividades lúdicas, pinturas, desenhos. Eles também ajudam a cortar unha, cabelo, barba, além de apoio para a enfermagem. Por exemplo, o paciente não tem acompanhante no almoço, eles vão lá dar esse apoio para servir a refeição. É um trabalho humanizado, o que acaba criando um vínculo com os pacientes e com a família, que também recebe apoio emocional. O paciente quer ter uma escuta e o voluntariado tem esse papel importante, esse atendimento humanizado e voltado para o acolhimento”, explica a coordenadora multidisciplinar do CHID, Priscila Ranea Santana.
Um dos voluntários mais antigos é o aposentado de 66 anos João Carlos da Rocha, mais conhecido como Caio. Morador do Bairro Tupi, Caio é voluntário do hospital há cerca de 12 anos e não via a hora de retomar esse contato com os pacientes. “Me sinto bem, estou ajudando a mim e ao próximo. É muito bom. Depois que nos afastamos por causa da pandemia eu sempre mantive contato para retomar o mais rápido possível e agora nós conseguimos fazer esse retorno. A gente trabalhando se ocupa com alguma coisa, conversando com os pacientes, dando autoestima para eles, ajudando na alta desse paciente”, afirma.
A subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar de Praia Grande, Fabiana Dourado, enfatiza a importância do papel dos voluntários para o bem-estar dos pacientes. “Esse calor humano oferecido pelos voluntários faz uma diferença muito grande no acompanhamento dos pacientes, eles ajudam dando uma palavra de carinho, um café da manhã, dando um conforto para a pessoa que está num momento complicado. A gente fica muito feliz por tê-los conosco dando esse apoio”, destaca.
Quem se interessar em ser voluntário pode entrar em contato pelo telefone: 3476-4400, Ramal 4519 (Coordenação Multidisciplinar) ou 4418 (Serviço Social).