Sesap faz capacitação sobre leptospirose para profissionais da rede

Equipes das Usafas, UPAs, PS Central e Hospital Irmã Dulce participaram da atividade

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 20/02/2024

Com o objetivo de aprimorar o diagnóstico e identificar de forma mais precoce casos suspeitos de leptospirose, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou uma capacitação sobre a doença. O treinamento foi destinado a toda a rede, contando com a participação de profissionais da Atenção Primária e da Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar do Município.

 

A atividade aconteceu na Sala de Capacitação da Sesap no dia 8 de fevereiro. O encontro buscou atualizar as equipes das Unidades de Saúde da Família (Usafas), das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), do Pronto-Socorro Central e do Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) sobre os sintomas e identificação da doença para a solicitação de exames, notificação e andamento do tratamento.

 

“A leptospirose, assim como outras doenças, possui sintomas inespecíficos, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, que pode indicar virose, arboviroses, síndrome gripal etc. Então, é importante reforçar os critérios que encaixam o paciente como suspeito daquela doença, pois é isso que vai nortear o raciocínio diagnóstico e atentar para o tratamento ambulatorial que pode evitar a evolução para um caso grave. Com o diagnóstico mais cedo, esperamos diminuir os casos graves e as hospitalizações”, afirma a médica Vivian Akemi, da Divisão Epidemiológica da Sesap.


Doença – A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Leptospira presente na urina de ratos. A transmissão acontece quando a pele, com ou sem lesão, entra em contato com a água contaminada. A transmissão também pode ocorrer por meio de contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também.

 

A Sesap recomenda que as pessoas não andem descalças em águas de enchente ou de canais, além de não deixar comida no quintal de casa. É indicado também não deixar exposto o lixo sem tampa, nem mesmo a ração de cachorro no quintal durante a noite, pois esses itens podem atrair ratos.


Ações – Praia Grande realiza um trabalho preventivo de desratização nos bueiros e por toda a orla da praia e seus jardins, em atuação conjunta da Sesap e a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Além disso, o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental, promove um trabalho de conscientização junto à população, por meio de palestras em diversos locais da Cidade. A equipe distribui material informativo e aborda sobre diversas doenças, como as arboviroses (dengue, chikungunya, zika), leptospirose, Doença de Chagas, entre outras.