Sesap implementa diversas ações para o bem-estar mental dos profissionais de saúde
Trabalhos estão sendo coordenados pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 23/09/2025

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está desenvolvendo uma série de ações em benefício dos profissionais que atuam na pasta municipal. Trata-se da criação de uma rede de apoio ao trabalhador da saúde, com a reunião de inúmeras iniciativas, ações e encaminhamentos em saúde mental que estão sendo implementados e fortalecidos, com o objetivo de cuidar de quem cuida de tantas famílias no dia a dia.
As atividades estão sendo coordenadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, setor criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. A apresentação das atividades ocorreu durante as capacitações de setembro e faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, elaboradas pela secretaria.
“A gente vem há um tempo desenvolvendo algumas ações com o foco neste profissional que está fazendo o manejo e a acolhida das pessoas que estão em crise e buscam as unidades de saúde. Atender, trabalhar, lidar com as pressões do dia a dia não é fácil e ainda manejar um paciente em crise e tudo o que envolve a família traz bastante demanda emocional para nós profissionais. Por isso, estamos reunindo uma série de iniciativas que visam colaborar para um maior bem-estar dos profissionais de saúde”, afirma a psicóloga Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, do NEPS.
Confira cada uma delas em detalhes:
Habilidades de Vida – Uma das atividades mais elogiadas pelos profissionais de saúde e que vai ser retomada a partir de outubro é o curso “Ensino de habilidades de vida: desenvolvendo ações de promoção de saúde no ambiente de trabalho”. Mais de 500 funcionários da rede municipal de saúde já participaram dessa atividade que busca oferecer ferramentas emocionais que promovam maior harmonia no dia a dia de trabalho e também contribuam com o cotidiano das pessoas. Os encontros estão previstos para serem realizados na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi.
No local ocorrerão dinâmicas e discussões sobre situações do dia a dia no trabalho. Também são apresentadas ferramentas emocionais que prometem facilitar as relações no dia a dia. São 10 habilidades de vida: autoconhecimento; relacionamento interpessoal; empatia; comunicação eficaz e assertividade; lidar com os sentimentos; lidar com o estresse; pensamento crítico; pensamento criativo; tomada de decisão; e resolução de problemas. Um formulário digital está sendo compartilhado entre os funcionários para que os interessados possam se manifestar e solicitar a inscrição.
“O objetivo dessa intervenção é diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida no trabalho, oferecendo ferramentas para que eles possam gerenciar as questões do dia a dia de uma maneira que gere menos estresse e menos conflito e possa ser mais eficaz, efetiva e resolutiva”, explica a psicóloga.
Capacitação de lideranças – Outra medida anunciada é a segunda edição do Curso de Aprimoramento aos Diretores de Unidades de Saúde de Praia Grande. A primeira ocorreu em 2024 e foi um sucesso. A ideia é integrar os serviços aproximando os gestores e proporcionar uma comunicação mais qualificada ao abordar as dificuldades e potencialidades do dia a dia.
Coral da Sesap – Outra ação de destaque é o Coral da Sesap, uma iniciativa cultural que integra a Política Municipal de Humanização (PHM). No momento, a equipe criou um formulário digital que está sendo disponibilizado aos funcionários para que os interessados se inscrevam para participar do coral.
Não é necessário saber cantar nem tocar algum instrumento. A ideia é promover um momento de descontração, lazer, cultura e convívio social. Os encontros deverão ser realizados na Usafa Noêmia fora do horário de trabalho, para não afetar os atendimentos e proporcionar que todos participem.
Roda de terapias – Em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Boqueirão, serão ofertadas, quinzenalmente, rodas de terapia comunitária integrativa aos funcionários. Conduzirão as atividades a diretora do CAPS II Boqueirão e especialista em terapia comunitária integrativa, Hilda Jaguary Dias, e a psicóloga Fabiana Appa.
A partir de rodas de conversa, os indivíduos serão ouvidos e receberão apoio dos profissionais e da comunidade para enfrentar seus problemas. As rodas de terapia de outubro já estão agendadas para os dias 2 e 16, das 10h às 12h, na Usafa Noêmia. Serão aceitos até 50 servidores por sessão. Os interessados deverão se inscrever junto à equipe do NEPS.
Escuta qualificada – Quem está sob sofrimento psíquico e deseja um acolhimento para conversar, de maneira discreta, preservando o funcionário, pode contar com o serviço de escuta qualificada oferecido pela enfermeira Sabrina Moraes, especialista em saúde mental. Os atendimentos são feitos por ela no CAPS AD III, das 18h às 23h. Para agendar um horário é necessário entrar em contato pelo telefone: 3494-6333. O CAPS AD III está localizado na Rua São Caetano, nº 400, Bairro Boqueirão.
Levantamento diagnóstico – Dentro das ações do NEPS está a produção de um levantamento diagnóstico da saúde mental dos servidores da Sesap. A partir do preenchimento de um questionário disponibilizado digitalmente, cada profissional vai responder uma série de perguntas que vão auxiliar na detecção ou não daquele indivíduo ter chances de desenvolver algum transtorno. Esse formulário online será compartilhado nas próximas semanas como mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de projetos e ações em prol do bem-estar dos servidores.
Medicina do Trabalho – Esse serviço está disponível para todos os servidores da Prefeitura. A Medicina do Trabalho oferece um serviço de aconselhamento breve para servidores que considerem que haja alguma situação de trabalho que tem gerado neles algum tipo de adoecimento e necessitam conversar com alguém a respeito. O serviço pode ser buscado diretamente na Medicina do Trabalho, no Paço Municipal.
Contato – Para mais informações e ter acesso aos questionários e formulários de inscrição para as ações, os trabalhadores da saúde poderão entrar em contato diretamente com o NEPS pelo telefone 3496-2402.