Setembro Amarelo 'invade' a Usafa Aviação
Evento contou com palestra, apresentação de vídeo, dinâmica de grupo e café da manhã
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 24/09/2025
A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Aviação promoveu nesta quarta-feira (24) uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Aproveitando o maior fluxo de pacientes no início das atividades da manhã na unidade, os profissionais de saúde realizaram uma palestra sobre saúde mental, destacando a importância de cuidar de si, não guardar os sentimentos e buscar ajuda se sentir necessidade.
Com a unidade decorada com bexigas amarelas, a equipe de saúde da família acolheu os munícipes com a apresentação de um vídeo de uma criança que não chorava por causa de uma ordem do pai. O desenho ia demonstrando o quanto aquilo estava fazendo mal para ela e a importância de externar aquilo que se sente para o seu próprio bem-estar emocional.
Na sequência, os enfermeiros e médicos falaram sobre o cenário atual da sociedade brasileira, com cada vez mais relatos sobre ansiedade e depressão. Os profissionais também reforçaram que as unidades de saúde estão à disposição para acolher, escutar e prestar os atendimentos necessários também em relação à saúde mental.
“O Setembro Amarelo é um assunto delicado, mas muito importante e que deve ser tratado para podermos quebrar alguns tabus. Um deles é essa ideia de não chorar e ir guardando tudo dentro de si. Ao contrário, é importante colocar para fora, chorar, falar, transbordar esse sentimento, senão, se você guarda, fica cada vez mais triste e isso pode levar você a uma depressão ou até mesmo a ter pensamentos suicidas. Precisamos nos importar mais com a gente, olhar para o nosso eu, não somente quem está a nossa volta”, afirma a enfermeira Carla Sartório dos Santos.
Ao término da palestra ocorreu uma dinâmica com um rolo de barbante, que foi interligando todos os presentes. E, ao receber o fio condutor, ouviam uma mensagem positiva e deviam fazer o mesmo ao próximo, até conectar a todos, formando uma rede de apoio para além da Usafa. A atividade foi encerrada com um café da manhã oferecido aos pacientes pelos funcionários da unidade. Participaram da palestra e da dinãmica os enfermeiros Carla, Mariane Bittencourt e Dênis Ribeiro e as médicas Gabriela Ferreira e Patrícia Xavier.
Setembro Amarelo – As 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) são a porta de entrada aos serviços de saúde e os médicos da família estão capacitados para atender casos de transtorno psicológico de pequena gravidade. Ao longo do mês, as equipes de saúde estão desenvolvendo campanhas de conscientização sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera e em trabalhos de grupo. A rede conta ainda com 11 Academias da Saúde, que oferecem atividades para todos os públicos, promovendo o bem-estar físico e mental.
CAPS – Para os casos de transtornos psicológicos que necessitam de um acompanhamento mais especializado, os pacientes são direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São quatro na Cidade: dois CAPS II, nos bairros Boqueirão e Mirim, um CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD III) e outro Infantil (CAPS i). Esses locais também acolhem diretamente pacientes que porventura não se sintam confortáveis para buscar a Usafa e desejam um atendimento mais reservado.
Confira os endereços dos CAPS:
- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Boqueirão)
Rua Cidade de Santos, 89 – Boqueirão
- Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II – Mirim)
Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Mirim
- Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)
Rua São Bernardo, 401 – Boqueirão
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Rua São Caetano, 400 – Boqueirão
188 – Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento. Se precisar conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.