Tecnologia é utilizada na construção de novas unidades habitacionais em PG

De acordo com técnicos, novo método pode agilizar em até 50% o prazo das obras

18/09/2025

 

Por: Pedro Sbravatti (MTB: 35.678)


Atualmente, mais 258 unidades habitacionais de interesse social estão sendo construídas em Praia Grande. As obras dos três conjuntos seguem em ritmo aceleradora e superando as expectativas da Prefeitura. O Município está utilizado a tecnologia como importante aliada para reduzir em até 50% os prazos dessas construções. 

 

O método colocado em prática para erguer as novas unidades habitacionais é o ‘paredes de concreto moldadas in loco’. Este processo, que consiste na produção das paredes e lajes no próprio local da construção, tem o custo levemente reduzido. Sua maior virtude, de fato, é a agilidade, já que evita um duplo trabalho.

 

Essas 258 unidades que estão em construção fazem parte de nova etapa de ações do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), iniciativa do Governo Federal, em Praia Grande. Do total de imóveis que estão sendo erguidas na Cidade, 200 são do conjunto Santa Marina (localizado no Bairro Santa Marina), 40 do Esmeralda III e outras 18 do Esmeralda I (ambos em áreas sediadas pela Prefeitura no Bairro Esmeralda).

 

Visita técnica - Recentemente, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e o secretário de Habitação do Município, Fabrício Menezes de Paula, realizaram uma visita técnica as obras dos três empreendimentos. Os dois acompanharam atentamente os serviços efetuados pelas equipes nos locais. Ambos também analisaram de forma positiva o andamento dos trabalhos e enalteceram o novo método de construção. 

 

“Os técnicos explicaram que é possível agilizar em até 50% o prazo das obras. É algo que beneficia diretamente os futuros moradores que estão aguardando a entrega dos imóveis. A construção dessas 258 unidades está superando nossas expectativas”, comentou o secretário de Habitação praia-grandense.

 

Estrutura – Os locais escolhidos em Praia Grande para abrigar novos conjuntos habitacionais contam com total infraestrutura. Serviços municipais ligados a Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Segurança, já estão implantados e consolidados, beneficiando os moradores. Atividades e equipamentos ligados ao lazer também fazem parte do entorno dos empreendimentos, assim como uma rede de comércios já constituída.