Trânsito inclusivo: Projeto da Setran premia alunos da E.M Mário Possani
Evento faz parte da programação do Maio Amarelo
Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 23/05/2025
A animação estava contagiante durante a premiação dos alunos que participaram do Projeto Trânsito Inclusivo, da Secretaria de Trânsito (Setran), na Escola Municipal Mário Possani. A ação faz parte do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a redução de acidentes (sinistros) de trânsito, e conta com o apoio da Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi) e Secretaria da Educação (Seduc).
O Projeto Trânsito inclusivo visa, por meio de materiais lúdicos, mostrar aos alunos que as pessoas com deficiência também fazem parte do trânsito e precisam ter seus espaços garantidos e respeitados. Trata-se de um projeto piloto, aplicado primeiramente nos quintos anos da E.M. Maria Clotilde e da E.M. Mário Possani.
No início do mês de Maio, a Setran propôs um desafio para os alunos: confeccionar cartazes alusivos ao tema de segurança no trânsito e inclusão. Os melhores trabalhos seriam premiados e usados nas próximas ações sobre educação no trânsito. Para aprofundar o debate, a Setran distribuiu HQ’s sobre o tema fornecidas em parceria com o Instituto Zero Morte.
Na premiação, estiveram presentes o subsecretário de Trânsito, Marcelo Chaves e a secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício. As autoridades, junto com membros da Setran e da escola, entregaram as medalhas e os certificados para os alunos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar.
A aluna Maria Clara de Souza foi a vencedora do primeiro lugar. “Quando soube que tinha ganhado em primeiro lugar meu coração até bateu mais forte. Tive ajuda do meu pai para fazer o projeto e também pesquisei sobre o assunto. Eu aprendi que o mais importante é ter respeito, tanto no trânsito quanto com as pessoas com deficiência”.
A professora da aluna vencedora, Ângela Ribeiro de Deus, contou sobre a elaboração do trabalho. “O tema da inclusão já é algo comum no dia a dia dos alunos, buscamos trabalhar isso com eles além de ter dois alunos na classe que são de inclusão. Neste projeto, tentei passar para eles de uma forma clara a necessidade do respeito às regras de trânsito. Fico muito satisfeita de ver que uma aluna minha foi a vencedora, pois isso mostra que a mensagem foi passada e eles entenderam sobre o assunto”.
“Esse trabalho conjunto entre as secretarias é fundamental, pois a inclusão está em toda a parte. É ótimo ver os alunos com essa animação para tratar desse tema e também sobre o respeito às regras de trânsito. Quando ensinamos as crianças desde cedo, elas se tornam nossas aliadas levando esse conhecimento para suas casas. Por esse motivo, esse projeto é tão importante e necessário e queremos levá-lo para mais escolas”, declarou a secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício.