Usafa Caiçara promove saúde, educação e lazer na praça do Bairro

SUS na Praça leva palestra, atividade física e cultura para a população

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 23/09/2025

Foto Rodrigo Herrero/Prefeitura de Praia Grande
Foto Rodrigo Herrero/Prefeitura de Praia Grande

Levar a saúde para outros ambientes além do postinho, agregando educação, cultura e atividade física ao ar livre. Com essa proposta, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Caiçara desenvolve há um ano o SUS na Praça, uma iniciativa que busca promover a saúde de forma leve e animada.

 

Mensalmente, a equipe da unidade reúne os munícipes na Praça Nossa Senhora de Fátima, onde ocorre a Feira de Artesanato, para tratar de saúde, mas também para movimentar o corpo, dançar, conhecer alguma atividade do Bairro, trocando experiências e saberes. Cada um traz sua cadeira de praia, outros sentam nos bancos da praça e interagem com os profissionais de saúde.

 

“O ‘SUS na Praça’ tem a intenção de levar nossas informações de educação em saúde para o território, promovendo a saúde também no ambiente fora da Usafa. A ideia é buscar a melhoria da qualidade de vida deles e, também, deles entenderem um pouquinho melhor sobre algumas questões que às vezes não temos tempo de falar no consultório e aqui a gente aborda e discute junto, aprendendo em comunidade”, afirma a médica Juliana Palomanes Simões.

 

“A gente sempre fala de um tema de saúde associado com algo cultural do bairro. Já tivemos yoga, tai-chi chuan e dança de salão. E essas apresentações são de voluntários, que atuam conosco em parceria. Também trabalhamos integrados com outros equipamentos públicos, como o Conviver Caiçara, que já fez apresentação de coral para nós”, explica a agente comunitária de saúde Kelli Cristina de Jesus.

 

O tema da palestra na última sexta-feira (19) foi menopausa e como essa condição afeta as mulheres. Mas também tratou de alimentação, atividade física, prevenção de câncer e tudo mais que as pessoas quisessem falar, pois o encontro é aberto para o público esclarecer dúvidas e também compartilhar suas experiências. Nesse momento, alguns relatos emocionaram, as lágrimas por vezes rolaram, mas as pessoas foram acolhidas não só pela equipe de saúde, mas pelos próprios participantes, proporcionando um maior aconchego em um momento delicado.

 

Em seguida, um alongamento proporcionado pela equipe de fisioterapia eMulti e com a participação dos residentes do Programa Multiprofissional de Residência em Saúde da Família de Praia Grande. Tudo feito respeitando o que cada presente conseguia realizar. O importante era não ficar parado. E para finalizar a tarde com muita animação, uma aula de passinho com a dona Lucia Croccetti, fundadora do Passinhos Caiçara.

 

“Gostei bastante da atividade de hoje. Eu sempre venho aqui para ouvir o que os médicos têm para nos orientar e daí a gente aproveita para movimentar o corpo”, disse a dona de casa Francisca Gomes, 58 anos.