Usafa São Jorge e Conviver fazem ação do Outubro Rosa na orla da praia

Atividade na Praça da Água contemplou palestras, aula de dança e sorteio de brindes

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 17/10/2025

Fotos: Jairo Marques - PMPG

Uma linda manhã de sol iluminou a ação do Outubro Rosa realizada na orla da praia da Tupi nesta sexta-feira (17). A Usafa São Jorge e as unidades do Conviver Ocian, São Jorge e Tupi se uniram para uma série de atividades sobre prevenção em saúde, incentivando a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero.

 

O evento começou com uma palestra sobre a importância do autoexame da mama e de buscar atendimento de saúde a qualquer sinal de alteração para investigação e diagnóstico pela equipe de saúde da família. Também teve um bate-papo sobre autocuidado e autoestima, além de aferição de pressão pela equipe da Usafa.

 

A atividade também teve muita animação com os professores do Conviver, que promoveram uma aula de dança com muito exercício e músicas divertidas. O pessoal dançou e se divertiu com muito alto astral na Praça da Água. Também foram oferecidas frutas para alimentar os participantes e sorteio de brindes para as mulheres, encerrando uma manhã divertida de frente para o mar.

 

“A ideia deste evento foi reforçar a divulgação junto às mulheres sobre a importância de se cuidar, de prestar atenção no seu corpo, fazer o autoexame. Pois quanto mais precoce for detectado qualquer problema, maior é a chance de cura”, explica a enfermeira e diretora da Usafa São Jorge, Marisa Borges.

 

Outubro Rosa – A Prefeitura de Praia Grande está intensificando diversos atendimentos para o público feminino em virtude do Outubro Rosa. As 31 Usafas do Município estão ampliando a oferta de coletas de exames preventivos (Papanicolau) e avaliação para encaminhamento e agendamento de exames de mamografia. Palestras e trabalhos de grupo com orientações sobre saúde da mulher também fazem parte da programação especial. Entre os dias 28 e 31 de outubro, as Usafas funcionarão em horário estendido das 17h às 19h exclusivamente para a realização do preventivo e para avaliação e encaminhamento para mamografia.

 

Além disso, as unidades sociais de convivência e atendimento da população geral inseriram informações da Campanha Outubro Rosa durante as aulas, destacando a importância da causa. O Programa Conviver tem organizado atividades para alertar moradores sobre a ação de saúde.